6º ANO/Turmas A e B - AULA 04

Semana de 30 de março a 03 de abril de 2020

4ª AULA

TURMAS A e B

OLÁ, VAMOS À NOSSA AULA DE HOJE!

CIÊNCIAS

Leia os textos abaixo e fique por dentro do assunto.



Texto I

Estados físicos da água

Os diversos materiais que compõem tudo o que existe na natureza podem se apresentar nos estados sólido, líquido ou gasoso. Nas condições ambientais da superfície da Terra, alguns materiais, como o cobre e o ouro, estão no estado sólido; outros são encontrados no estado gasoso, como os gases oxigênio e nitrogênio. Há também aqueles que estão no estado líquido, como a água.

A água, nas condições ambientais de nosso planeta, pode ser encontrada nos três estados físicos.

Sólido: no gelo das geleiras, no granizo, na neve e na geada.

Líquido: nas nuvens, nos oceanos, nos lagos, nos rios, no subsolo.

Gasoso: no ar atmosférico na forma de vapor d’água.

VAMOS ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO

Vídeo 01 - Os três estados físicos da matéria (ÁGUA)
Fonte: https://youtu.be/cau91c3_wQc

Vídeo 02 - Mudanças de estado físico da matéria
Fonte: https://youtu.be/GYv8En7pqaY

Estude a figura abaixo para entender melhor os nomes de cada mudança de estado físico da matéria, as setas indicam a direção da mudança de um estado físico para outro. 
Fonte: Livro didático

SAIBA MAIS
Para complementar seu entendimento sobre o tema da aula de hoje assista também os vídeos abaixo.

Vídeo 01 - Ponto de Fusão e Ebulição

Vídeo 02 - Evaporação da água

Vídeo 03 - Pressão Atmosférica

Texto II

Como a água circula na natureza?
A quantidade de água na Terra é sempre a mesma. No entanto, em razão das mudanças de temperatura, correntes de ar etc., seu estado físico se altera, possibilitando que ela circule na natureza. Esse ciclo envolve os três estados físicos da água e é denominado ciclo da água. Observe o ciclo da água representado na ilustração a seguir.

Fonte: Livro didático

Durante o dia, o Sol aquece a água da superfície terrestre e a formação de vapor aumenta. Quando o vapor – d’ água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, ocorre condensação e ele volta ao estado líquido. Assim, as gotículas de água se concentram formando as nuvens. O vapor -d’ água, quando resfriado, pode também formar neblina (nevoeiro), aquela “nuvem” que se forma perto do solo.
Quando há muito acúmulo de água nas nuvens, as gotas tornam-se cada vez maiores e a água precipita, ocorrendo a chuva. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para estado líquido e, rapidamente, para o sólido, podendo formar neve ou granizo (pequenos pedaços de gelo).
A água da chuva se infiltra no solo formando ou renovando reservas subterrâneas de água doce, os aquíferos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra e formam as nascentes dos rios.
Assim, o nível da água de lagos, açudes, rios etc. é mantido.
Parte da água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração das plantas, a água é eliminada na forma de vapor para o ambiente. Na cadeia alimentar, as plantas transferem para os animais que as consomem a água de seus frutos, raízes, sementes e folhas.
Além do que ingerem pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. A água desses animais retorna para o ambiente pela transpiração, respiração, urina e fezes.
Em nosso planeta, o ciclo da água é permanente, como você viu no esquema acima.

Reforçando a leitura, vamos assistir o vídeo para entender melhor?

Vídeo

Vamos lá, agora é hora de verificar o que você aprendeu até aqui. Você vai copiar e  responder no caderno as seguintes questões.

1. Quais são os três estados físicos da água?

2. No texto I, o cobre e o ouro estão no estado:

3. Releia o Texto II (Como a água circula na natureza?) novamente, explique com suas palavras do que ele trata.


4. Observe o esquema das mudanças de estado físico da água.
Fonte: Livro didático

Identifique as mudanças indicadas pelas setas I, II, III e IV.

5. Diga qual o nome da mudança de estado físico ocorre em cada situação a seguir.

a) O vapor –d’água forma nuvens:

b) A roupa molhada seca no varal:

c) A água congelada:

d) O gelo derrete no copo:

6. Por que podemos afirmar que a ebulição e a evaporação são tipos de vaporização?

7. Assinale (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas.

a) (    ) em nosso planeta encontramos água nos três estados físicos: estado líquido, estado sólido, estado gasoso.

b) (    ) Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.

c) (   ) A passagem da água ou de qualquer outra substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão.

d) (   ) A água dos oceanos é salgada: contém muito sais minerais. Um deles é o cloreto de sódio.

e) (   ) Um dos fatores que possibilitam o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água.

f) (   ) Nas plantas, a água participa, por exemplo, somente da fotossíntese.

g) (    ) A excreção necessita da água para eliminar resíduos das células, ou seja transportar para fora do corpo as substâncias que devem ser eliminadas

BIBLIOGRAFIA
PEREIRA, Ana Maria. BEMFEITO, Ana Paula. PINTO, Carlos Eduardo. ARCANJO FILHO, Miguel. WALDHELM, Mônica. APOEMA: Ciências 6 - 1ª Ed. Unidade I – A água no ambiente: Cap. 01– São Paulo: Editora do Brasil, 2018. Págs 15 - 21.


MATEMÁTICA


O SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO


O sistema de numeração que os Romanos criaram era baseado em sete símbolos. Cada símbolo representa um valor, veja o quadro abaixo. 
Fonte: Autoria própria

Curiosidade

Fonte: Livro didático

Agora vamos ver como se escreve os demais números? Observe as tabelas abaixo:


Fonte: Livro didático

Fonte: Livro didático

AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
1- Se aparecer os mesmos valores juntos, estes são somados.
Exemplos:
                      II = 1 + 1 = 2                                            XXX = 10 + 10 + 10 = 30

2- Se aparecer dois valores diferentes, e o menor vier antes, subtrai o menor do maior valor.
Exemplos:
                   IV = 5 – 1 = 4              XL = 50 – 10 = 40              CM = 1.000 – 100 = 900

3- Se aparecer dois valores diferentes, e o menor vier após o maior, somam-se os valores.
Exemplos:
                       VI = 5 + 1 = 6                           LX = 50 + 10 = 60

             MC = 1.000 + 100 = 1.100              XXXVII = 30 + 5 + 2 = 37

E para ler um número como o MCDV? Como proceder?

Primeiro passo: buscar letra de maior valor:
M = 1.000;

Segundo passo: buscar a segunda letra maior (já que antes de M não tinha nenhuma outra): D = 500;

Terceiro passo: subtrair de D o valor da letra que vem antes:
D – C = 500 – 100 = 400;

Quarto passo: somar 400 ao valor de M, porque CD está depois de M:
M + CD = 1.000 + 400 = 1.400;

Quinto passo: Somar V ao valor, por sobrar apenas ele:
MCD + 5 = 1.400 + 5 = 1.405.
Os números da ordem dos milhares

O número 1.000 era representado pela letra M. Assim, MM corresponde a 2.000 e MMM a 3.000.
Mas, a partir do 4.000, usava um traço na horizontal sobre as letras que representavam esse número.
Um traço multiplicava o número representado abaixo dele por 1.000. 
Por exemplo, dois traços sobre o M davam-lhe o valor de 1 milhão.

Observe a tabela abaixo:
Fonte: Livro didático

PARA MELHOR ENTENDIMENTO ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:



AGORA É COM VOCÊ!


Copie em seu caderno as atividades abaixo e responda-as.
1) Pio 12 foi um dos papas que mais se destacaram por sua qualidade de estadista. Usando símbolos do sistema romano de numeração, escreva o número que designa esse papa.

2) No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século XIX. Usando algarismos, escreva o número que representa esse século. 

3) Os números representados por LX e XL no sistema romano têm o mesmo valor?

4) Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números: 

a) 26 _________      b) 102 ________        c) 830 ________       d) 77__________ 

e) 409 ________      f) 1050 ________       g) 91 _________       h) 365 _________

i) 3012 ___________  j)23 _________       k) 150 _________      l) 500 _________ 

5) Estou lendo o capítulo LVII de um livro. Usando os nossos símbolos, escreva o número correspondente ao capítulo que estou lendo. 

6) Use algarismos e escreva os números representados por:

a) XV _________   b) DXLII _________   c) MMCIII _________  d) LXXXIX ___________ 

e) DCCLXXXI _________________         f) CCVI ___________  g) MIX ____________ 

7- João tem IX anos de idade, seu irmão mais velho tem XXI e o mais novo V, somando a idade dos três dá a idade do pai. Quantos anos tem o pai deles? Escreva sua resposta em algarismo romano.

8- Que horas o relógio está indicando?
Fonte: Livro didático

9- Assinale a alternativa correta, em qual século estamos vivendo?

a) XX

b) XXI

c) XIX

10- Escreva abaixo, quantos anos precisam se passar para formar um século:

11- Associe a coluna 1 com a coluna 2 conforme a correspondência dos números:

(1) MD                                 (    ) 1555

(2) MDV                               (    ) 1055

(3) MDLV                             (    ) 1500

(4) MV                                 (    ) 1505

(5) MLV                               (    ) 1005

Quando terminar suas atividades de Ciências e Matemática tire fotos das páginas de seu caderno e envia aos professores. 

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários

  1. boa noite é Nicolly de Oliveira como faco pra responder tem que imprimir

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    1. Olá Nicolly, boa tarde. Apenas se vc quiser. Nesta atividade gostaríamos que vc copiasse e respondesse em seu caderno, depois da atividade realizada tire uma foto e me envie pelo WhatsApp, ok! Coordenadora Edilaine.

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