6º ANO/Turmas A e B - AULA 04
Semana de 30 de março a 03 de abril de 2020
4ª AULA
TURMAS A e B
OLÁ, VAMOS À NOSSA AULA DE HOJE!
CIÊNCIAS
Leia os textos abaixo e fique por dentro do assunto.
Texto I
Estados físicos da água
Os diversos materiais que compõem tudo o que existe na natureza podem se apresentar nos estados sólido, líquido ou gasoso. Nas condições ambientais da superfície da Terra, alguns materiais, como o cobre e o ouro, estão no estado sólido; outros são encontrados no estado gasoso, como os gases oxigênio e nitrogênio. Há também aqueles que estão no estado líquido, como a água.
A água, nas condições ambientais de nosso planeta, pode ser encontrada nos três estados físicos.
Sólido: no gelo das geleiras, no granizo, na neve e na geada.
Líquido: nas nuvens, nos oceanos, nos lagos, nos rios, no subsolo.
Gasoso: no ar atmosférico na forma de vapor d’água.
VAMOS ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO
Vídeo 01 - Os três estados físicos da matéria (ÁGUA)
Fonte: https://youtu.be/cau91c3_wQc
Vídeo 02 - Mudanças de estado físico da matéria
Fonte: https://youtu.be/GYv8En7pqaY
Estude a figura abaixo para entender melhor os nomes de cada mudança de estado físico da matéria, as setas indicam a direção da mudança de um estado físico para outro.
Fonte: Livro didático
SAIBA MAIS
Para complementar seu entendimento sobre o tema da aula de hoje assista também os vídeos abaixo.
Vídeo 01 - Ponto de Fusão e Ebulição
Vídeo 02 - Evaporação da água
Texto II
Como a água circula na natureza?
A quantidade de água na Terra é sempre a mesma. No entanto, em razão das mudanças de temperatura, correntes de ar etc., seu estado físico se altera, possibilitando que ela circule na natureza. Esse ciclo envolve os três estados físicos da água e é denominado ciclo da água. Observe o ciclo da água representado na ilustração a seguir.
Fonte: Livro didático
Durante o dia, o Sol aquece a água da superfície terrestre e a formação de vapor aumenta. Quando o vapor – d’ água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, ocorre condensação e ele volta ao estado líquido. Assim, as gotículas de água se concentram formando as nuvens. O vapor -d’ água, quando resfriado, pode também formar neblina (nevoeiro), aquela “nuvem” que se forma perto do solo.
Quando há muito acúmulo de água nas nuvens, as gotas tornam-se cada vez maiores e a água precipita, ocorrendo a chuva. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para estado líquido e, rapidamente, para o sólido, podendo formar neve ou granizo (pequenos pedaços de gelo).
A água da chuva se infiltra no solo formando ou renovando reservas subterrâneas de água doce, os aquíferos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra e formam as nascentes dos rios.
Assim, o nível da água de lagos, açudes, rios etc. é mantido.
Parte da água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração das plantas, a água é eliminada na forma de vapor para o ambiente. Na cadeia alimentar, as plantas transferem para os animais que as consomem a água de seus frutos, raízes, sementes e folhas.
Além do que ingerem pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. A água desses animais retorna para o ambiente pela transpiração, respiração, urina e fezes.
Em nosso planeta, o ciclo da água é permanente, como você viu no esquema acima.
Reforçando a leitura, vamos assistir o vídeo para entender melhor?
Vídeo
Vamos lá, agora é hora de verificar o que você aprendeu até aqui. Você vai copiar e responder no caderno as seguintes questões.
1. Quais são os três estados físicos da água?
2. No texto I, o cobre e o ouro estão no estado:
3. Releia o Texto II (Como a água circula na natureza?) novamente, explique com suas palavras do que ele trata.
4. Observe o esquema das mudanças de estado físico da água.
Fonte: Livro didático
Identifique as mudanças indicadas pelas setas I, II, III e IV.
5. Diga qual o nome da mudança de estado físico ocorre em cada situação a seguir.
a) O vapor –d’água forma nuvens:
b) A roupa molhada seca no varal:
c) A água congelada:
d) O gelo derrete no copo:
6. Por que podemos afirmar que a ebulição e a evaporação são tipos de vaporização?
7. Assinale (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas.
a) ( ) em nosso planeta encontramos água nos três estados físicos: estado líquido, estado sólido, estado gasoso.
b) ( ) Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.
c) ( ) A passagem da água ou de qualquer outra substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão.
d) ( ) A água dos oceanos é salgada: contém muito sais minerais. Um deles é o cloreto de sódio.
e) ( ) Um dos fatores que possibilitam o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água.
f) ( ) Nas plantas, a água participa, por exemplo, somente da fotossíntese.
g) ( ) A excreção necessita da água para eliminar resíduos das células, ou seja transportar para fora do corpo as substâncias que devem ser eliminadas
FONTE: https://meumundoeciencias.blogspot.com/2015/04/exercicios-sobre-agua-6-ano-ciencias.html - acesso em 20 de março de 2020.
BIBLIOGRAFIA
PEREIRA, Ana Maria. BEMFEITO, Ana Paula. PINTO, Carlos Eduardo. ARCANJO FILHO, Miguel. WALDHELM, Mônica. APOEMA: Ciências 6 - 1ª Ed. Unidade I – A água no ambiente: Cap. 01– São Paulo: Editora do Brasil, 2018. Págs 15 - 21.
Curiosidade
Agora vamos ver como se escreve os demais números? Observe as tabelas abaixo:
PEREIRA, Ana Maria. BEMFEITO, Ana Paula. PINTO, Carlos Eduardo. ARCANJO FILHO, Miguel. WALDHELM, Mônica. APOEMA: Ciências 6 - 1ª Ed. Unidade I – A água no ambiente: Cap. 01– São Paulo: Editora do Brasil, 2018. Págs 15 - 21.
MATEMÁTICA
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
O sistema de numeração que os Romanos criaram era baseado em sete símbolos. Cada símbolo representa um valor, veja o quadro abaixo.
Fonte: Autoria própria
Curiosidade
Fonte: Livro didático
Fonte: Livro didático
Fonte: Livro didático
AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
1- Se aparecer os mesmos valores juntos, estes são somados.Exemplos:
II = 1 + 1 = 2 XXX = 10 + 10 + 10 = 30
2- Se aparecer dois valores diferentes, e o menor vier antes, subtrai o menor do maior valor.
Exemplos:
IV = 5 – 1 = 4 XL = 50 – 10 = 40 CM = 1.000 – 100 = 900
3- Se aparecer dois valores diferentes, e o menor vier após o maior, somam-se os valores.
Exemplos:
VI = 5 + 1 = 6 LX = 50 + 10 = 60
MC = 1.000 + 100 = 1.100 XXXVII = 30 + 5 + 2 = 37
E para ler um número como o MCDV? Como proceder?
Exemplos:
IV = 5 – 1 = 4 XL = 50 – 10 = 40 CM = 1.000 – 100 = 900
3- Se aparecer dois valores diferentes, e o menor vier após o maior, somam-se os valores.
Exemplos:
VI = 5 + 1 = 6 LX = 50 + 10 = 60
MC = 1.000 + 100 = 1.100 XXXVII = 30 + 5 + 2 = 37
E para ler um número como o MCDV? Como proceder?
Primeiro passo: buscar letra de maior valor:
M = 1.000;
Segundo passo: buscar a segunda letra maior (já que antes de M não tinha nenhuma outra): D = 500;
Terceiro passo: subtrair de D o valor da letra que vem antes:
Terceiro passo: subtrair de D o valor da letra que vem antes:
D – C = 500 – 100 = 400;
Quarto passo: somar 400 ao valor de M, porque CD está depois de M:
Quarto passo: somar 400 ao valor de M, porque CD está depois de M:
M + CD = 1.000 + 400 = 1.400;
Quinto passo: Somar V ao valor, por sobrar apenas ele:
Quinto passo: Somar V ao valor, por sobrar apenas ele:
MCD + 5 = 1.400 + 5 = 1.405.
Observe a tabela abaixo:
PARA MELHOR ENTENDIMENTO ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Os números da ordem dos milhares
O número 1.000 era representado pela letra M. Assim, MM corresponde a 2.000 e MMM a 3.000.
Mas, a partir do 4.000, usava um traço na horizontal sobre as letras que representavam esse número.
Um traço multiplicava o número representado abaixo dele por 1.000.
Por exemplo, dois traços sobre o M davam-lhe o valor de 1 milhão.
Observe a tabela abaixo:
Fonte: Livro didático
PARA MELHOR ENTENDIMENTO ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
AGORA É COM VOCÊ!
Copie em seu caderno as atividades abaixo e responda-as.
1) Pio 12 foi um dos papas que mais se destacaram por sua qualidade de estadista. Usando símbolos do sistema romano de numeração, escreva o número que designa esse papa.
2) No Brasil, tanto a independência como a República foram proclamadas no século XIX. Usando algarismos, escreva o número que representa esse século.
3) Os números representados por LX e XL no sistema romano têm o mesmo valor?
4) Usando o sistema romano de numeração, você deve escrever os seguintes números:
a) 26 _________ b) 102 ________ c) 830 ________ d) 77__________
e) 409 ________ f) 1050 ________ g) 91 _________ h) 365 _________
i) 3012 ___________ j)23 _________ k) 150 _________ l) 500 _________
5) Estou lendo o capítulo LVII de um livro. Usando os nossos símbolos, escreva o número correspondente ao capítulo que estou lendo.
6) Use algarismos e escreva os números representados por:
a) XV _________ b) DXLII _________ c) MMCIII _________ d) LXXXIX ___________
e) DCCLXXXI _________________ f) CCVI ___________ g) MIX ____________
7- João tem IX anos de idade, seu irmão mais velho tem XXI e o mais novo V, somando a idade dos três dá a idade do pai. Quantos anos tem o pai deles? Escreva sua resposta em algarismo romano.
8- Que horas o relógio está indicando?
Fonte: Livro didático
9- Assinale a alternativa correta, em qual século estamos vivendo?
a) XX
b) XXI
c) XIX
10- Escreva abaixo, quantos anos precisam se passar para formar um século:
11- Associe a coluna 1 com a coluna 2 conforme a correspondência dos números:
(1) MD ( ) 1555
(2) MDV ( ) 1055
(3) MDLV ( ) 1500
(4) MV ( ) 1505
(5) MLV ( ) 1005
Quando terminar suas atividades de Ciências e Matemática tire fotos das páginas de seu caderno e envia aos professores.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
boa noite é Nicolly de Oliveira como faco pra responder tem que imprimir
ResponderExcluirOlá Nicolly, boa tarde. Apenas se vc quiser. Nesta atividade gostaríamos que vc copiasse e respondesse em seu caderno, depois da atividade realizada tire uma foto e me envie pelo WhatsApp, ok! Coordenadora Edilaine.
ExcluirCopiar apenas as atividades.
ExcluirI
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