4º ANO/Turmas A e B - AULA 02

Semana de 23/03 a 27/03/2020
2ª AULA
TURMAS: 4º ANO A e B


Arte

Professor Alessandro Correa da Silva

Estimado estudante, convido-lhes a iniciar nossa “apreciação”, ou “fruição” de arte. Logo abaixo seguem os vídeos para você apreciar apenas ouvindo. Mas, recomendo que ouça, sem assistir as imagens. Assim que você apenas ouvir as canções quero que você registre em seu caderno as suas impressões sobre a música proposta de maneira informal, faça um breve relato do que sentiu, se gostou, se percebeu diferença entre uma e outra. Depois podem assistir os vídeos.



Vídeo 01 - Vídeoclipe do Hino de Cuiabá


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=gxW24wvJkqc&t=6s





Vídeo 02 - Hino de Cuiabá - Letra e Música


Vídeo 03 - Hino de Cuiabá - Várias Versões


Vamos colocar a mão na massa? Ou melhor, no papel.

1. Agora que você apenas ouviu os três vídeos, fez seu relato no caderno e assistiu os vídeos com as imagens, faça em seu caderno um quadro, como o exemplo abaixo, e escreva em cada coluna o que mais lhe chamou a atenção em cada vídeo.

2. Você já percebeu que a música em questão é o Hino de Cuiabá, segue algumas questões para você responder em seu caderno.

a) Qual desses três hinos é o oficial, ou seja, aquele que é próprio para ser cantado em momentos cívicos e de grandes solenidades?
R:

b) Quais são os vídeos que tem os ritmos “Marcha, Rasqueado e Diversos”? Qual ritmo é do oficial?
R:

c) Qual é o instrumento musical que você percebeu no Vídeo 01?
R: 

d) Faça uma pesquisa breve pela internet e escreva resumidamente sobre Hino de Cuiabá, elencando o nome do autor que escreveu a música e sobre o compositor que fez a melodia.
R:

HINO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ


O Hino foi oficializado pela Lei N.º 633, de 10 de Abril de 1962.
O seu artigo segundo, diz: "Será obrigatório em todas as solenidades da Prefeitura Municipal que houver participação musical, quando o encerramento se der com o toque do Hino de Cuiabá".
Letra: Prof. Esequiel P. R. Siqueira
Música: Luiz Cândido da Silva

ESTROFE I

CUIABÁ, ÉS NOSSO ENCANTO
TEU CÉU DA FÉ TEM A COR
DA AURORA O LINDO RUBOR;
TENS ESTELÍFERO MANTO.
CUIABÁ, ÉS RICA DE OURO;
ÉS DO SENHOR BOM JESUS;
DO ESTADO, A CIDADE-LUZ;
ÉS, ENFIM, NOSSO TESOURO.

ESTROFE II

RECENDES QUAL UM ROSAL,
ENTERNECES CORAÇÕES,
ERGUES A DEUS ORAÇÕES,
PARA VENCERES O MAL.
CUIABÁ, ÉS RICA DE OURO;
ÉS DO SENHOR BOM JESUS;
DO ESTADO, A CIDADE-LUZ;
ÉS, ENFIM, NOSSO TESOURO.

ESTROFE III

TENS BELEZA SEM RIVAL
CULTUAS SEMPRE O VALOR
DO BRAVO DESCOBRIDOR
PASCOAL MOREIRA CABRAL
CUIABÁ, ÉS RICA DE OURO;
ÉS DO SENHOR BOM JESUS;
DO ESTADO, A CIDADE-LUZ;
ÉS, ENFIM, NOSSO TESOURO.

Para finalizar nossa aula elabore um desenho a partir das sua impressões, ou seja, da música ouvida, ou do poema do hino.




RETORNO AOS PROFESSORES:


1. Tire fotos bem nítidas das atividades realizadas no caderno, são fotos na sequência conforme as orientações em cada atividade, uma por página de caderno ou folha solta que você fez. Em seguida envie pelo WhatsApp. Não esqueça de indicar em cada folha fotografada, seu nome e a turma que você estuda.




“Num mundo onde há tanto barulho, somos convidados a buscar forças no silêncio interior”

Boa aula a todos, atenciosamente



Professor Alessandro/Arte





Educação Física

Professora Ma. Danielle Batista

DANÇANDO O BRASIL - PARTE 01

Na aula de hoje vamos conhecer o ritmo e o estilo de dança do FREVO

PARTE TEÓRICA

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil.
É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.
Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007. Em 2012, o frevo foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).
Fonte: https://static.todamateria.com.br/upload/da/nc/dancafrevo-cke.jpg

Origem e História do Frevo

O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
O povo dançando frevo em Recife (PE) em 1947. Fotografias de Pierre Verger


O contexto histórico em que essa expressão cultural despontou era igualmente frenético em termos políticos e sociais. Vivia-se o pós-abolicionismo, enquanto surgia uma nova classe operária. Por possuir um grande valor cultural, dia 09 de fevereiro é comemorado o Dia do Frevo.

Ritmo

O Frevo é um ritmo derivado da marcha, do maxixe e da capoeira, em compasso binário ou quaternário, dependendo da composição, de ritmo sincopado. É uma das danças mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro. A comunicabilidade da música é tão contagiante que, quando executada, atrai os que passam e, empolgados, tomam parte nos folguedos. E é por isso mesmo, uma dança de multidão, onde se confundem todas as classes sociais em promiscuidade democrática. O frevo tanto é dançado na rua, como no salão.

Dança

Os capoeiristas necessitavam de um disfarce para acompanhar as bandas, agora dos clubes, já que eram perseguidos pela polícia. Assim, modificaram seus golpes acompanhando a música, originando tempos depois o "Passo" (a dança do Frevo) e trocando suas antigas armas pelos símbolos dos clubes que, no caso dos Vassourinhas e Lenhadores, eram constituídos por pedaços de madeira encimados por uma pequena vassoura ou um pequeno machado, usados como enfeites.
Eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. A sombrinha teria sido utilizada como arma de defesa pelos capoeiristas, à semelhança dos símbolos dos clubes e de outros objetos como a bengala. De início, era o guarda-chuva comum, geralmente velho e esfarrapado, hoje estilizado, pequeno para facilitar a dança, e colorido para embelezar a coreografia. Atualmente a sombrinha é o ornamento que mais caracteriza o passista e é um dos principais símbolos do carnaval de Pernambuco.
Como a capoeira influenciou de fato as origens do frevo, pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias como p passo originado do ritmo do frevo com a capoeira.
O frevo é rico em espontaneidade e em improvisação, permitindo ao dançarino criar, com seu espírito inventivo, a par com a maestria, os passos mais variados, desde os simples aos mais malabarísticos, possíveis e imagináveis. E, assim, executam, às vezes, verdadeiras acrobacias que chegam a desafiar as leis do equilíbrio. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

Características do Frevo

· presença de música e dança;
· música tocada por instrumentos de sopro;
· ritmo acelerado;
· movimentos acrobáticos;
· inserção de elementos de outras danças folclóricas;
· inserção de elementos da capoeira;
· figurinos coloridos e a utilização de pequenas sombrinhas.
Fonte: https://pernambucotem.files.wordpress.com/2015/08/sim.jpg

O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira.
A orquestra do frevo recebe o nome de Fanfarra. A música executada no decorrer da dança, por sua vez, também é chamada de frevo.
Não há apenas um tipo de frevo. O mais comum não é cantado, mas apenas executado por instrumentos de sopro e de percussão.
Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba.
Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança.
Elas auxiliam na coreografia ajudando os dançarinos a obter equilíbrio ao executar passos acrobáticos. Além disso, trazem um colorido especial à dança.
Os passistas, como são chamados os dançarinos do frevo, usam roupas bastante coloridas também.

Tipos de Frevo

São três os tipos de frevo, sendo que o mais tradicional é o frevo de rua.
·Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. É o frevo da dança.
·Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento.
·Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.

Principais Passos do Frevo

Assim como as denominações das primeiras agremiações carnavalescas, Pás, Vassourinhas, Espanadores, Abanadores, Suineiros, Verdureiros, Empalhadores, inicialmente os passos do frevo faziam referência ao mundo do trabalho e às ocupações profissionais de seus praticantes: tesoura, ferrolho, parafuso, dobradiça e locomotiva.
Hoje existem um número incontável de passos ou evoluções com suas respectivas variantes. Os passos básicos elementares são: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.

PARTE PRÁTICA

Muito bem. Agora vamos conhecer na prática como se dança o FREVO?
A seguir, alguns vídeos para você observar os movimentos

Vídeo 01 (Alunos de uma escola)


Vídeo 02 (Festival)


Vídeo 02 (Companhia na rua)


Vamos conhecer melhor como se executa os movimentos do Frevo?

Então, observe os passos coreográficos abaixo



Vídeo 01


Vídeo 02

Vídeo 03

Vídeo 04


AGORA É COM VOCÊ!!!!

Conhecemos a história e principais características do Frevo. Vimos também vídeos de grupos de dançando e tutoriais ensinando os principais passos dessa dança rítmica envolvente. Agora, é sua vez. Grave um vídeo dançando pelo menos 5 passos aprendidos nos vídeos acima. É importante que a coreografia apresente a sequência com os 5 passos que se completam. Escolha uma música e bora frevear!!!


Resumindo:
1º - Estude os vídeos;

2º - Treine e aprenda pelo menos 5 passos;
3º - Grave um vídeo dançando pelo menos 5 passos aprendidos nos tutorais, utilize algum lenço ou pano para simbolizar a sombrinha (caso não tenha), coloque uma música de fundo e ao final diga o nome dos passos que você apresentou no vídeo e envie o vídeo pelo WhatsApp.

Bons estudos, boas vivências!



 Aguardamos o trabalho de todos e todas!
😀😀😀😀😀


Comentários

  1. Parabéns para quem formatou, quem sabe podemos divulgar essa página como instrumento pesquisa na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário.
      Estamos trabalhando no coletivo. Professorxs planejando suas aulas no Google Drive, Coordenadoras Pedagógicas acompanhando online e pontando aqui no Blog e familiares/estudantes realizando as atividades e nos retornando pelo WhatsApp.
      Como diz o provérbio popular: "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança".
      E nossa aldeia, neste momento, é em Rede!

      Excluir
  2. Olá galera, sou professora Alessandro Artes, estou postando respostas e resumos da aulas no meu canal, confiram pelo link https://www.youtube.com/channel/UCB26Jt4QazIIWSBbNbhFhWQ

    ResponderExcluir

Postar um comentário