5º Ano/Turmas A e B - AULA 01

Semana de 23/03 a 27/03/2020
1º AULA
TURMAS: 5º ANO A e B

ASSUNTO DA AULA: BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA



Vamos iniciar nossa aula assistindo um vídeo que explica qual a diferença entre Autobiografia e Biografia. Assista aí...



Agora vamos pesquisar na internet e ler a biografia da artista plástica Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.


Esta obra é a mais popular dela e recebeu  o título de  Abapuru (1928). 

Entendeu o que é uma biografia? Pois bem, chegou o momento de escrever a biografia de uma personalidade que você conhece. Escolha um cantor, um escritor, um cientista, um esportista ou qualquer outra personalidade. O importante é destacar os acontecimentos mais marcantes da vida da pessoa.

Como fazer? Segue algumas dicas para o planejamento do seu trabalho.

1. Pense em personalidades que você admira e faça uma lista em seu caderno.

2. Busque na internet informações sobre as pessoas de sua lista e selecione aquela que mais lhe chamou a atenção, considerando suas obras e trajetória de vida.

3.  Pesquise mais profundamente sobre a personalidade que você escolheu, buscando informações sobre sua vida e carreira, que foram importante para a sociedade, não esqueça de anotar as datas dos acontecimentos que você considerar interessante, você pode seguir estas dicas: nome completo da pessoa; quando e em que cidade e estado ela nasceu; como foi sua infância (incluir alguns acontecimentos com datas); como começou a carreira (destacar alguns pontos com datas); o que fez de especial para a sociedade (destacar acontecimentos incluindo as datas).

4. Selecione as informações que você julgou mais importantes e copie-as em seu caderno, com as datas. Não se esqueça também de copiar as fontes de sua pesquisa isto é o local de onde foram retiradas as informações (revista,livro, site, jornal, etc.). 

5. No caderno, faça um rascunho da biografia do personagem que você escolheu. Baseando-se nas dicas do como fazer/planejamento acima e no que você pesquisou, monte seu texto. Não é para copiar o que você encontrou nas fontes de pesquisa, vai apenas usar os dados recolhidos e escrever o texto com suas palavras. 


Depois que o rascunho estiver pronto, avalie sua produção respondendo às perguntas do quadro. 
Fonte: Livro Didático

Meu texto


Passe a biografia produzida a limpo em seu caderno, considerando as questões do quadro de revisão. Dê um título à sua biografia. Ela pode começar com o nome do biografado acompanhado de alguma expressão que o defina. Por exemplo:
"Tarsila do Amaral - a pintora modernista".

Produção da Linha do Tempo

Você já viu uma linha do tempo? A linha do tempo é utilizada para apresentar, de forma mais visual, informações sobre a vida de alguém. Costuma-se colocar nela as datas dos acontecimentos mais marcantes da trajetória da pessoa.Junto à data, há um breve texto que relata o acontecimento. Veja o exemplo de como uma linha do tempo pode ser montada, com as informações da vida de Tarsila do Amaral.


Fonte: Livro Didático

O desafio agora é selecionar algumas informações da biografia que você produziu para construir uma linha do tempo do seu biografado. Em seu caderno, construa uma linha do tempo como a do modelo acima.
Inicie pelo ano de nascimento, selecione mais momentos do biografado que você considere importantes e insira na linha do tempo, colocando o ano ocorrido e um resumo do acontecimento. 


ATIVIDADES

Você enviará pelo WhatsApp 3 (três) atividades que deverão ser realizadas:
1.  1 (uma) foto bem nítida de seu texto biográfico;
2. 1 (uma) foto bem nítida da linha do tempo que você construiu;
3.  1 áudio de você realizando a leitura da biografia produzida.

Não esqueça de indicar seu nome e a turma que você estuda.


BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA!! 😀


Comentários

Postar um comentário