5º ANO/Turmas A e B - AULA 03

Semana de 23/03 a 27/03/2020
3ª AULA
TURMAS: 5º ANO A e B

MATEMÁTICA

ARREDONDAMENTO


Você sabe fazer arredondamentos? Vamos entender o que são arredondamentos e quando utilizamos. Assista ao vídeo abaixo

Fonte: https://youtu.be/SstdYzrWo14

Agora vamos ler o texto abaixo para entender melhor como fazer arredondamentos.
Fazendo arredondamentos
Observe como o arredondamento de números pode ajudar a avaliar algumas situações do dia a dia.

1ª Situação: A carga máxima que o caminhão de uma transportadora suporta é 5200 kg.

Observe como podemos representar o número 5200 na reta numérica abaixo.


O número 5200 está mais próximo do número 5000 do que do número 6000. Então, arredondamos o número 5200 para 5000.
Nesse caso, o número 5200 foi arredondado para a unidade de milhar exata mais próxima. Podemos dizer que a carga máxima que esse caminhão suporta é de aproximadamente 5000 kg.

2ª Situação: Uma escola tem 1864 alunos.

Observe o número 1864 representado na reta numérica abaixo.


Note que 1864 está mais próximo de 1900 do que de 1800. Então, arredondamos 1864 para 1900.
Nesse caso, o número 1864 foi arredondado para a centena exata mais próxima. Podemos dizer que a escola tem aproximadamente 1900 alunos.

3ª Situação: Numa empresa trabalham 2578 funcionários.

Observe o número 2578 representado na reta numérica abaixo.


Observe que 2578 está mais próximo de 2580 do que de 2570. Então, arredondamos 2578 para 2580.
Nesse caso, o número 2578 foi arredondado para a dezena exata mais próxima. Podemos dizer que na empresa trabalham aproximadamente 2580 pessoas.

Quando o algarismo à direita do algarismo da ordem a ser arredondada é igual a 5 ou maior que 5, fazemos o arredondamento “para cima”. Assim: 

453 arredonda-se para 500 (a ordem arredondada é a das centenas).

2509 arredonda-se para 3000 (a ordem arredondada é a das unidades de milhar).

75916 arredonda-se para 80000 (a ordem arredondada é a das dezenas de milhar).

AGORA É COM VOCÊ!

Vamos ver se você entendeu? Primeiro pegue seu caderno, lápis e borracha, em seguida copie as atividades 1, 2 e 3 em seu caderno e complete as atividades.

1. O litoral brasileiro possui 7367 km de extensão, sem levar em consideração os recortes, por exemplo, baías e reentrâncias.
Arredonde o número destacado para: 

a) a centena exata mais próxima. _____________________________________

b) a unidade de milhar exata mais próxima. _____________________________

2. Na década de 1990, o município de São Paulo perdeu 5345 hectares de área verde, segundo pesquisa publicada no Atlas Ambiental do Município de São Paulo.
Arredonde o número destacado no texto para a centena exata mais próxima.

___________________________________________________________________

3. De acordo com os dados estimados pelo IBGE, em 2017, a população urbana do Acre era de 829.619 habitantes.
Arredonde esse número para:

a) a centena exata mais próxima._____________________________________

b) a dezena de milhar exata mais próxima.______________________________

c) a centena de milhar exata mais próxima._____________________________

✏📚✏📚✏📚✏📚

Leia o texto abaixo:
Comparando números de até 999999

Acompanhe as situações a seguir em que são comparados números até 999999.

1ª Situação: No final de semana de um feriado prolongado, passaram 201190 automóveis pelo pedágio de uma estrada para a praia. Em outro pedágio, de uma estrada para o interior, passaram 105942 automóveis. Em qual desses dois pedágios passaram mais automóveis?

Para resolver esse problema, podemos comparar os números 201190 e 105942. Observe esses números representados em um quadro posicional de ordens.

Observe que os dois números têm algarismos na ordem das centenas de milhar. Comparando esses algarismos, temos que 2 centenas de milhar é maior que 1 centena de milhar.

Desse modo, podemos concluir que o número 201190 é maior que 105942. Podemos representar isso usando os símbolos < ou >.
Veja:

201190 > 105942 ou 105942 < 201190

Portanto, pelo pedágio da estrada para a praia passaram mais carros do que pelo pedágio para o interior.

2ª Situação: No primeiro fim de semana de um festival de música, as três áreas de shows receberam 138946 espectadores. No segundo fim de semana, o número de espectadores foi de 191410. Em qual desses fins de semana houve mais espectadores?
Comparando os números 138946 e 191410, é possível saber em qual dos fins de semana houve mais espectadores.
Como em ambos os números o algarismo das centenas de milhar é o 1, para saber qual deles é o maior, devemos prosseguir com a comparação.
Comparando os algarismos das dezenas de milhar, temos que 9 dezenas de milhar é maior que 3 dezenas de milhar.
Portanto, podemos concluir que 191410 é maior que 138946, ou seja,

191410 > 138946

Assim, no segundo fim de semana, o número de espectadores do festival de música foi maior.

AGORA É COM VOCÊ!

Copie em seu caderno as atividades abaixo e resolva-as.

1. Compare os números de cada caso usando os símbolos < ou >.

125342 _______________ 126781

94237 ________________ 26743

973584 _______________ 983127

25871 ________________ 21817

397164 _______________ 937146

101237 _______________ 110974

2. Escreva os números a seguir em ordem crescente. Utilize o símbolo menor que <.

731857,  13974, 317658 e 31746

___________________________________________________________________

3 Observe a tabela abaixo com o número de inscritos no vestibular de uma universidade pública.


a) Em 2017, qual área de conhecimento recebeu o maior número de inscritos?

___________________________________________________________________

b) Em qual desses dois anos a área de exatas recebeu mais inscritos?

___________________________________________________________________

c) No total, o número de inscritos foi maior em 2017 ou em 2018?

___________________________________________________________________

RETORNO À PROFESSORA
Tire uma foto bem nítida das duas atividades e envie pelo WhatsApp.

BONS ESTUDOS!!
😀😉😃😄

GEOGRAFIA


Você sabe o que significa Globalização? Você usa produtos que são fabricados em outros países? 
Vamos começar a aula assistindo ao vídeo que explica sobre globalização.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=itje_JKNAhg

Agora vamos ler o texto abaixo e responder as atividades?

O Brasil no Mundo Globalizado
No mundo todo existem cerca de 200 países distribuídos por cinco continentes. Alguns deles fazem limite com o Brasil, como você observou no mapa da América do Sul. Outros estão distante, em outros continentes. Apesar disso, o Brasil mantém relações com muitos deles. 
Conheça a história de Mariana e descubra algumas dessas relações.
Fonte: Livro didático

As situações na vida de Mariana estão relacionadas à globalização. Podemos chamar de globalização o processo de maior relacionamento e integração entre os países, empresas e pessoas do mundo todo. Atualmente, é intensa a circulação de pessoas, de informações e de produtos entre os países. Mas só é possível por causa do desenvolvimento dos meios de transporte e dos meios de comunicação, principalmente da internet.
Além das pessoas, as empresas também podem se integrar com diferentes partes do planeta. As grandes empresas possuem escritórios e fábricas espalhados em diversos países. Seus produtos podem ser fabricados e consumidos em países de todo o mundo. Músicas, filmes e diversas outras mercadorias são lançados e vendidos em muitos países praticamente ao mesmo tempo.

AGORA É COM VOCÊ!

Copie em seu caderno as 3 questões abaixo e responda-as (não é necessário desenhar o mapa-mundi).
1. Localize no mapa-mundi político abaixo o país onde Mariana mora e os países que aparecem na história. Escreva aqui os nomes desses países.
_________________________________________________________________________

2. Mariana mantém contato com uma pessoas em outro país e consome produtos fabricados em outro país, mesmo sem sair do Brasil. Como isso é possível?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Você mantém alguma relação com pessoas de outros países do mundo? Como?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


IBGE, 2019.
Fonte: Livro didático

A língua portuguesa no Brasil e no mundo


Uma das características que marcam a identidade brasileira é o idioma português. Embora hoje seja o idioma oficial e predominante no país, ele não é o único: no Brasil são faladas também várias línguas indígenas (os especialistas calculam cerca de 180).
Outra curiosidade sobre nosso idioma oficial é que, dependendo de onde ele é falado, apresenta diferentes sotaques. Leia o texto e descubra mais.

Cada qual com seu sotaque
Para saber mais sobre as diferentes maneiras de falar dos brasileiros é preciso voltar no tempo. O que me diz de pararmos lá no comecinho do século XVI? Esta foi a época em que os portugueses aqui chegaram e encontraram… Índios! Isso mesmo: nativos que falavam cerca de 1200 línguas diferentes. (...)
A mistura começa com os índios, que já falavam línguas diferentes de acordo com seu grupo. Depois, vieram os portugueses, falando um idioma apenas, mas com sotaque que podia ser de Lisboa, do Porto, de algumas ilhas além-mar ou, até mesmo, de terras colonizadas por eles em outros continentes, como África e Ásia. Espanhóis  e holandeses também aportaram em nosso litoral trazendo na bagagem o idioma de seus países de origem. Mais tarde um pouco, diferentes povos trazidos da África para serem escravos aqui também deram sua contribuição no modo de falar. Por fim, não podemos esquecer que recebemos, ainda, italianos, alemães, árabes, japoneses… Como resultado de todos esses encontros, eis os sotaques brasileiros de hoje! (...)
SILVA, José Pereira. Cada qual com seu sotaque. Ciência Hoje das Crianças.
São Paulo: SBPC, ano 25, n. 233, p.4-5, abril 2012.

Além do Brasil, outros países têm o português como idioma oficial. É o caso de Portugal e de países que foram colonizados por ele. Veja a imagem a seguir.

Países em que o português é o idioma oficial
Fonte: Livro didático

Vamos à atividade!

Copie em seu caderno as 6 questões abaixo e responda-as (não é necessário copiar os desenhos).

1. Você conhece alguém que tem um sotaque diferente do seu? Em caso positivo, comente o que acha disso.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. De acordo com o texto, por que existem diferentes modos de falar no Brasil?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Em quais países a Língua Portuguesa é o oficial? Por que em todos eles se fala Português?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. No Brasil há outra língua instituída oficialmente. É a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), usada entre pessoas com deficiências auditivas e os que se comunicam com elas. Pesquisem mais informações sobre esse assunto. Veja abaixo como é a LIBRAS e pesquise como surgiu.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Livro didático

5. Explique o que é país.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. A imagem abaixo ilustra os países que compõe a América do Sul. Observe bem a imagem e escreva abaixo o que se pede:
a) Os nomes dos países com os quais o Brasil faz fronteira:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Os nomes dos países que não fazem fronteira com o Brasil:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MAPA DA AMÉRICA DO SUL
Fonte: https://static.todamateria.com.br/upload/58/4f/584f25e9aa5aa-paises-da-america-do-sul.jpg


RETORNO AOS PROFESSORES
Tire fotos bem nítidas das páginas onde você realizou as atividades de Geografia e envie pelo WhatsApp.

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋



Comentários