6º ANO/Turmas A e B - AULA 02
Semana de 23/03 a 27/03/2020
2ª AULA
TURMAS: 6º ANO A e B
LÍNGUA PORTUGUESA
Vamos ler o texto "A Ilha" e responder às questões a seguir?
A Ilha
[...]
Minha história começa numa ilha com pouco mais de duzentos habitantes, na Baía de Todos os Santos. Uma fração de Brasil praticamente secreta, ignorada pelas modernidades e pelos mapas: nem o (quase) infalível Google Maps consegue encontrá-la. É nessa terra minúscula, a Ilha do Paty, que estão minhas raízes. O lugar é um distrito de São Francisco do Conde - município a 72 quilômetros de Salvador, próximo a Santo Amaro e conhecido por sua atual importância na indústria do petróleo. Na ilha, as principais fontes de renda ainda são a pesca, o roçado e ser funcionário da prefeitura.
Fonte: Google Maps/2020.
No Paty, sapatos são muitas vezes acessórios dispensáveis. Para atravessar de um lado para o outro na maré de águas verdes, o transporte oficial é a canoa, apesar de já existirem um ou outro barco, cedidos pela prefeitura. Ponte? Nem pensar, dizem os moradores, em coro. Quando alguém está no “porto" e quer chegar até o Paty, só precisa gritar: “Tomaquê!".
Talvez você, minha companhia de viagem, não saiba o que quer dizer “tomaquê". É uma redução, como “oxente", que quer dizer “O que é isso, minha gente". Ou “Ó paí, ó", que é “Olhe pra isso, olhe”. Ou seja, é simplesmente “Me tome aqui, do outro lado da margem". É muito mais gostoso gritar “Tomaquê!".
Assim, algum voluntário pega sua canoa e cruza, a remo, um quilômetro nas águas verdes e calmas. Entre os dois pontos da travessia se gastam uns quarenta minutos. Essa carona carrega, na verdade, um misto de generosidade e curiosidade. Num lugar daquele tamanho, qualquer visita vira assunto, e é justamente o remador quem transporta a novidade.
Até hoje procuro visitar a ilha todos os anos Gosto de entender minha origem e receber minha origem e receber um abraço afetuoso dos mais velhos. Vou também encontrar um sentimento de inocência, uma felicidade descompromissada, que só sinto por lá.
Graças à refinaria de petróleo, São Francisco do Conde é um dos municípios mais ricos do país. [...]
Esse dinheirama, porém, não chega até o cotidiano de quem mora no Paty. Eles até conseguem ver vantagens na vida simples que levam: como não há violência, não há política na ilha, e as portas das casas estão sempre abertas para quem quiser entrar. O que faz falta mesmo é a água encanada. Para tudo: dar descarga nos banheiros, lavar pratos e roupas, tomar banho.
Não faz muito tempo, luz também era luxo. Na minha infância, a energia elétrica vinha de um único gerador, usado exclusivamente à noite, quando os televisores eram ligados nas novelas. As janelas da casa de meu avô, que teve uma das primeiras TVs do Paty, ficavam sempre cheias de gente. Era o nosso cineminha.
[...]
Adaptado de: RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017, p. 16-17
Você sabe quem é Lázaro Ramos? O texto acima é apenas um trecho do livro dele, Na minha Pele. Pesquise mais sobre ele, se for de seu interesse.
Fonte: https://1.bp.blogspot.com/-9kkAjq6x4s/XcNZjx4eLDI/AAAAAAAAZyM
/o11rBAdGp0As9OvX_wN4MiEaTlaidZqyACNcBGAsYHQ/s1600/L%25C3%25A1zaro%2BRamos-
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Agora vamos às atividades?
Copie em seu caderno as questões abaixo, são referentes ao texto lido, e as responda, também no caderno. 👍
1. O texto está organizado em parágrafos, marcados por uma entrada em branco na mudança de linha e um sinal de pontuação final. Releia o primeiro parágrafo.
A qual localidade referem-se as passagens abaixo?
“[...] numa ilha com pouco mais de duzentos habitantes, na baía de Todos os Santos”.
“Uma fração de Brasil praticamente secreta, ignorada pelas modernidades e pelos mapas[...]”;
“[...] nem o (quase) infalível Google Maps consegue encontrá-la”;
[...] terra minúscula [...]”.
a) Que características do lugar são reforçadas pela caracterização feita pelo autor nas passagens acima?
R:
b) Com base em seu conhecimento de mundo, explique o que vem a ser Google Maps. Por que ele seria “(quase) infalível”, segundo o autor?
R:
c) O modo detalhado pelo qual o autor apresenta seu local de nascimento é importante para o leitor? Por quê?
R:
2. Identifique no texto mais algumas informações sobre o autor.
a) Ele ainda mora na ilha? Justifique sua resposta com uma passagem do texto.
R:
b) No último parágrafo, o autor fala de um tempo passado. Que lembranças ele traz para o texto?
R:
c) Com base nas informações do texto, como você imagina a infância do autor?
R:
d) Que sentimentos ele parece ter em relação à ilha? Escolha elementos do texto para explicar sua resposta.
R:
3. O estilo de vida dos moradores da ilha é o mesmo da época em que o autor era criança? Justifique sua resposta.
R:
4. Nas frases a seguir, aparecem elementos linguísticos, com verbos e pronomes, que indicam ser o próprio autor quem relata sua história.
Minha história começa numa ilha.
Até hoje procuro visitar a ilha todos os anos.
a) Em que pessoa verbal foi escrito o relato?
R:
b) Copie do texto mais uma passagem que confirme o uso dessa pessoa verbal.
R:
c) Marque com X as duas alternativas corretas. Esse tipo de relato:
( ) Produz um efeito de verdade, de que o autor conta o que de fato aconteceu na vida dele;
( ) Tem efeito de dissimulação e incerteza, porque o autor admite estar inventando tudo.
( ) Afasta autor e leitor, porque este último desconfia do que lê, já que tudo parece invenção;
( ) Constrói efeito fantasia e ficção, porque nada do que se conta parece ser verdadeiramente acontecido;
( ) Aproxima autor e leitor, porque este último acredita na sinceridade do relato pessoal.
Fonte:TEIXEIRA, Lucia. SOUSA, Sílvia Maria de. FARIA, Karla. PATTRESI, Nadja. APOEMA: Português 6 - 1ª Ed. Unidade I – Histórias de mim: Cap. 01– São Paulo: Editora do Brasil, 2018. pp. 11 e 12.
Para a questão número 5 vamos ter que relembrar sobre as 10 classes gramaticais, primeiramente assista os vídeos a seguir e depois responda o que se pede:
1º Vídeo
2º Vídeo
3º Vídeo
5. Releia o texto A ilha, busque no texto 5 (cinco) palavras que sejam das seis classes gramaticais abaixo e copie-as na frente de cada classificação, em seu caderno é claro 😉:
b) SUBSTANTIVO:
c) PRONOMES:
d) ADVÉRBIO:
e) PREPOSIÇÃO:
f) INTERJEIÇÃO:
Você sabia que o texto "A Ilha" é identificado como Relato?
A tarefa agora é você escrever em seu caderno um breve RELATO sobre o lugar onde você vive. Caso não tenha ideia, releia novamente o texto A Ilha e seja criativo com a sua produção.
RETORNO AOS PROFESSORES:
1. Tire fotos bem nítidas das questões respondidas no caderno e envie pelo WhatsApp, lembre-se são 5 questões sobre o texto A Ilha e o texto com seu seu relato pessoal. Não esqueça de indicar em cada folha fotografada, seu nome e a turma que você estuda.
RETORNO AOS PROFESSORES:
1. Tire fotos bem nítidas das questões respondidas no caderno e envie pelo WhatsApp, lembre-se são 5 questões sobre o texto A Ilha e o texto com seu seu relato pessoal. Não esqueça de indicar em cada folha fotografada, seu nome e a turma que você estuda.
Aguardamos o trabalho de todos e todas!
Consegui gloria
ResponderExcluirQue bom, é assim mesmo. Nunca desistir! Quando acessar novamente registre aqui seu nome e a turma que você estuda. Bom estudo, coordenadora Edilaine.
ExcluirA Resposta da letra B
ResponderExcluirPorque é uma terra pequena de ser inreconheci vel no brazil com poucos menos de duzentos habitantes
ExcluirResposta da 4 questão
ResponderExcluirResposta
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