4º Ano/Turma A e B - AULA 01
ASSUNTO DA AULA: HISTÓRIA
História de Cuiabá
A capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, surgiu às margens do rio Coxipó, em 8 de abril de 1719. Era, então, um pequeno povoado cuja ata de fundação foi assinada por Pascoal Moreira Cabral. Foi a descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas que deu origem à povoação, que ficou subordinada à capitania de São Paulo naquela época.
Três anos mais tarde, foram descobertas novas jazidas, as chamadas "Lavras do Sutil", nas proximidades do córrego da Prainha e da colina do Rosário, onde está construída a Igreja do Rosário, no centro da localidade. A povoação se expandia e viria a se tornar a Vila real do senhor bom Jesus de Cuiabá.
Em 1748 a região de mato grosso foi desmembrada de são paulo, tornando-se também uma capitania.
Cuiabá cresceu e em 08 de abril de 2020, estará completando 301 anos. O linguajar cuiabano faz parte da história da cidade e do estado de Mato Grosso. No entanto, atualmente o sotaque caiu em desuso por grande parte de seus habitantes, permanecendo apenas com o povo mais antigo e moradores ribeirinhos, que ainda buscam preservar seu linguajar.
Para contribuir com nossos estudos vamos assistir um vídeo que trata um pouco da história de nossa capital e do jeito de falar do povo cuiabano.
Atividades
Agora você irá copiar e responder algumas questões em seu caderno. Vamos lá!
1. De acordo com o texto, onde surgiu a cidade de Cuiabá?
2. Qual foi o principal motivo da povoação de Cuiabá?
3. Onde foram descobertas as Lavras do Sutil, o que foi construído no local?
4. Na sua opinião porque a cidade começou às margens do rio?
5. Em sua opinião qual a importância em preservar a história de um povo?
6. No vídeo o jornalista indica alguns grupos ou povos que residem, principalmente na região de São Gonçalo Beira Rio. Como são chamados esses grupos ou povos?
7. Você conhece alguém que fala o linguajar cuiabano? Quem é essa pessoa?
8. Escreva algumas palavras que você já ouviu ou que aparecem no vídeo típicas do linguajar cuiabano.
ASSUNTO DA AULA: GEOGRAFIA
Diferentes lugares para morar
Fonte: Google
Atividades
1. Após a leitura da história em quadrinhos acima, faça em seu caderno uma lista indicando 10 aspectos ou características que são próprios da vida na cidade e outra com 10 aspectos ou características que são próprios da vida no campo.
2. Em outra folha do caderno divida a folha em duas partes e crie dois desenhos em um lado represente as características próprias do meio urbano e na outra parte da folha represente as características próprias do meio rural.
ASSUNTO DA AULA: CIÊNCIAS
Cadeia Alimentar
Fonte: https://youtu.be/rlw1_Nx6u7s
Entendeu como funciona a Cadeia Alimentar? Das 8 (oito) questões do QUIZ, quantas você acertou?
VAMOS REVISAR?
Quando os animais se alimentam das plantas, eles consomem a energia que necessitam para sobreviver. A energia passa das plantas para os animais herbívoros e dos animais herbívoros para os animais carnívoros.
As plantas, algas unicelulares e certas bactérias produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso eles são chamados de produtores.
Alguns animais não produzem seus próprios alimentos, esses são chamados consumidores.
Os animais consumidores podem ser:
Os herbívoros: comem apenas vegetais;
Os carnívoros: comem apenas outros animais;
Os onívoros: comem tanto animais como vegetais.
Os fungos e as bactérias são chamados de decompositores, pois são responsáveis por transformar (decompor) plantas e animais mortos em matéria orgânica que volta ao solo.
Agora é com você!!
Copie em seu caderno as quatro categorias da cadeia alimentar acima e escreva na frente quem são os seres que correspondem a cada função.
Como enviar as atividades realizadas?
1. Tire uma foto do seu caderno onde você respondeu as 8 questões de história e envie por WhatsApp;
2. Tire uma foto do seu caderno onde você elaborou a atividade de geografia mostrando as listas com as características da vida na cidade e no campo. Tire outra foto do desenho que você elaborou com os dois ambientes (zona urbana e zona rural), envie as duas fotos pelo WhatsApp;
3. Tire uma foto da atividade sobre a cadeia alimentar e envie pelo WhatsApp, também.
BONS ESTUDOS E VAMOS LÁ!!!
😀😀😀😀
Olá
ResponderExcluirBom dia
Primeiramente parabéns a equipe por estar se preocupando com as crianças...mesmo em casa em um momento como esse.
Crianças bem desenvolvidas com equipes capacitadas.
Aluno:Nathan Ferreira 4 ano B
Participando das atividades escolar on
Parabéns a Edilaine é toda equipe gestora da escola EMEB Francisca Martins por esse trabalho brilhante...
Por isso que é bom trabalhar em equipe. "Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos"! Está sendo um momento de muito aprendizado.
ExcluirParabéns mamãe por acompanhar o desenvolvimento escolar do seu filho. Juntos somos mais.
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirParabéns a todos os familiares e responsáveis que, mesmo à distância, estão acompanhando o aprendizado das crianças.
Fiquem com Deus e tenha uma ótima semana de estudos, qualquer dúvida estamos o-line.
Obrigada.