5º ANO/Turmas A e B - AULA 04

Semana de 30 de março a 03 de abril de 2020

4ª AULA

TURMAS A e B

ARTE

Olá estudante!
Vamos trabalhar a expressividade?

Nossa atividade inicial será ouvir a música "Estrada" de Kleber Albuquerque e Tatá Fernandes, sugerimos que você feche seus olhos e ouça com atenção a letra da música imaginando o que ela fala. 
Ouviu toda a música?
Agora você vai dar o play novamente na música acima e rolar para baixo para acompanhar a letra da música 👇. Conforme você vai fazendo a leitura vá compreendendo do que ela fala. Ou seja, não é uma simples leitura, você precisa se imaginar fazendo a viagem junto com a música e imaginar os elementos/seres/coisas que vão aparecendo na estrada. 
Vista da rodovia MT-251, que liga Cuiabá à Chapada. - Foto de ...
Fonte: https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/0f/9e/8f/69/vista-da-rodovia-mt-251.jpg

Estrada



Olha

a pipa amarela
o fusca vermelho
o poste de ferro
a placa de trânsito
o capim crescendo
a nuvem com cara
de quem vai chover

Olha
o buraco na pista
a menina de saia
olha o helicóptero
a vaca, o mosquito
o cocô do cabrito
olha o ônibus lento
olha o cheiro de fruta
o barulho do mato
olha o espirro
acho tudo teus olhos
acho tudo bonito
olha o jeito que eu fico
quando vejo você

Olha
a pipa amarela
o fusca vermelho
o poste de ferro
a placa de trânsito
o capim crescendo
a nuvem com cara
de quem vai chover

Olha
o buraco na pista
a menina de saia
o paralelepípedo
o gato, o cachorro
o cavalo do zorro
olha o ônibus lento
olha o cheiro de fruta
o barulho do mato
olha o espirro

acho tudo teus olhos
acho tudo bonito
olha o jeito que eu fico
quando vejo você.
(Kléber Albuquerque)


Você se lembra que já iniciamos a trabalhar esta música em sala de aula?
Após ouvir a música agora você irá pegar seu caderno (preferência o de desenho), mas pode ser em uma folha em branco também. Nesta folha você vai desenhar a estrada e um automóvel viajando por ela, os objetos/elementos/seres precisam aparecer em seu desenho. Pense que você pode traçar uma linha no horizonte e quanto mais longe as imagens ficam menores.
Cantada várias vezes a letra da musica é absorvida, assim como, os sons dos instrumentos musicais ali expressos. A expressividade no desenho e pintura serão analisados, bem como, o esforço de produzir um trabalho plasticamente "belo" conforme a dedicação e exploração sua.


Material que você irá usar: 1 folha de papel (Sulfite A4/caderno), lápis preto, lápis de cor e giz de cera, se quiser usar tintas também poderá, mas é preciso deixar bem colorido.

RETORNO À PROFESSORA
Tire uma foto bem nítida de seu desenho depois de pronto, não esqueça de colocar no canto do desenho seu nome e sua turma. Lembre-se a foto precisa ser enviada pelo WhatsApp.


EXPRESSE TODA SUA CRIATIVIDADE!!

😀😉😃😄


LÍNGUA PORTUGUESA


Vamos começar nossa aula.

Você já ouviu ou já contou algum causo? Sabe como eles surgiram? 

Os causos que também são chamados de contos populares, fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e também são uma expressão artística com origem na tradição oral. Eles nos ajudam a conhecer os saberes, as histórias, as tradições e os hábitos característicos dos povos e de alguns lugares das diversas regiões do Brasil.

Os causos são narrativas de origem oral que surgiram da intenção de fixar na memória as histórias de uma região. Geralmente engraçadas, exageradas e com algum toque de mistério, essas histórias são contadas de geração em geração, em rodas de amigos ou familiares, para entreter ou dar exemplo. Hoje também é muito comum encontrarmos causos escritos, publicados em sites ou em livros.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o que são causos/contos populares




Agora leia o título do causo abaixo e observe a ilustração. O que você acha que ele vai contar?
Fonte: Google imagens


A COBRA DE TEIXEIRA

A Serra do Teixeira, que dá nome à cidade da Paraíba, faz parte da Cordilheira da Borborema e abriga no seu platô a cidade de Teixeira, terra de poetas, terra de meus ancestrais da família Nunes.
Do topo da Pedra do Tendol, a gente avista a cidade de Patos, uma bela cidade no Vale das Espinharas, uma das cidades mais quentes pela sua localização geográfica e também uma das mais bonitas do Estado. 
A serra do Teixeira concentra mistérios e lendas indígenas que até hoje não foram desvendados, até porque a sua vegetação comporta resquícios de Mata Atlântica, e fica praticamente impenetrável durante todo o tempo. 
Os mais antigos contam que onças enormes atacavam os currais vizinhos e subiram a serra arrastando bois enormes pelas patas traseiras. Marcolino falava de uma cobra muito grande, que morava numa loca no pico da serra e só descia uma vez por mês para beber água e pegar garrotes que ficavam no vale. 
Diziam que no rastro que ela deixava passava um carro de bois e ainda sobrava rastro pros lados.
Um dia, os caçadores da região resolveram enfrentar o monstro e a notícia se espalhou até pelos estados vizinhos, de onde vieram os mais valentes e exímios atiradores.
Já durava uma semana o tiroteio em cima da serra, sem que ninguém conseguisse matar aquele dragão. 
Foi quando uma pessoa deu o palpite: 
— Isso aí só tem jeito com seu Vicente, um velhinho caçador de Monte Orebe, lá na fronteira com o Ceará. 
Lá vai o recado pra seu Vicente, que uma semana depois chega com uma lazarina, um bornal velho e dois cachorrinhos vira-latas. 
"Amanhã, eu quero sair ainda de madrugada veia, no escuro, que é hora boa de matar cobra." 
Foi dormir e, logo de madrugadinha, quando os passarinhos ainda dormiam, tomou o rumo da serra que, de tão alta, só quando deu meio-dia é que ele chegou no meio dela. 
De repente, começou a ouvir tiros e, preocupado, apressou o passo, quando cruzou com dois caçadores de serra abaixo, em desabalada carreira. 
— Meu Deus, perdi minha viagem, já estão atirando na cobra!
Nisso, um dos caçadores ainda teve tempo de gritar:
— Tão não, meu amigo, esses tiros que o senhor tá ouvindo, não é tiro não, é a cobra batendo as pestanas!
Sertão de beiradeiro: registro antes que acabe, de Joselito Nunes. Recife:
Edições bagaço/ Novo Livro (versão digital), 2010.


Agora vamos lá, às atividades. Clique no link abaixo e responda as questões. Responda uma única vez, e ao terminar clique em enviar. Solicitamos a colaboração de todos e todas que visitarem esta página não responder, apenas os estudantes da escola e das turmas do 5º ANO A/B.



Contação de causo 
Você já leu um causo e descobriu como esse tipo de história pode ser interessante e surpreendente. Agora prepare-se para contar um causo. 
Primeiro, você deverá conversar com algumas pessoas mais velhas (avós ou pais) e ouvir com atenção os causos que elas têm para contar. Depois, é só escolher o causo que achou mais interessante e recontar lendo-o. 

Planejamento 
1. Pense nas pessoas com quem você poderá conversar e ouvir um causo. 
2. Entre em contato com elas e peça que eles contem causos. Pode ser pessoalmente, por telefone ou pelo computador. 

Rascunho 
1. Converse com as pessoas que vão contar os causos. 
2. Preste bastante atenção em cada história contada e faça anotações. 
3. Organize seus textos de acordo com as características principais do causo. Para isso, faça um rascunho de cada história pensando nos itens a seguir. 

  • Na introdução, mencione quando e onde os fatos ocorreram. 
  • Se houver diálogos, não se esqueça de usar travessão. 
  • Siga a ordem dos acontecimentos, passo a passo, para que o causo não fique confuso ou sem sentido. Lembre-se de organizar o texto em parágrafos e concordar os verbos com os nomes ou pronomes a que se ligam. 
  • Observe se há exageros ou algum mistério na história. Reforce-os para criar efeitos de humor e expectativa. E lembre-se: a linguagem do causo informal.
Fonte: Livro didático

Agora é a sua vez de escrever um causo que você ouviu de pessoas mais velhas (seus avós ou pais) e depois ler esse causo.

Meu texto 
1.Escolha o melhor causo e passe-o a limpo. 
2. Dê um título bem interessante para seu causo. 
3. Sublinhe as partes mais importantes, aquelas que não podem ser esquecidas. 
4. Prepare o final da história para que ele provoque surpresa nos ouvintes. 

Roda de causos 
1.Leia seu causo e grave um vídeo dessa leitura para enviar. 
2. Veja a seguir algumas dicas para que seu causo fique bem interessante. 
  • Tente convencer os ouvintes de que a história aconteceu de verdade. 
  • Se o seu causo tiver momentos de mistério ou suspense, use um tom de voz diferente e faça pausas para aumentar a curiosidade. Isso vai deixar a história bem mais divertida!
Avaliação 
Copie em seu caderno o quadro abaixo e preencha-o a seguir para avaliar como foi sua contação do causo. Essa avaliação será compartilhada com os professores por meio de uma foto bem nítida, enviada pelo WhatsApp. Assim, em apresentações futuras você poderá se sair ainda melhor! Não esqueça de enviar pelo WhatsApp o vídeo narrando o causo que você escolheu.

ESPERAMOS SUAS ATIVIDADES!!!
😉😉😉😉😉

Comentários