Educação Infantil - Aula 14

Semana de 06 a 10 de julho

AGORA É A HORA DA AULA DA TURMINHA DIVERTIDA! VAMOS LÁ CRIANÇADA HORA DE APRENDER BRINCANDO!

ASSISTA AO VÍDEO

AGORA É A SUA VEZ!

 No vídeo você viu que a linha pode se transformar em muitas coisas 
GRANDES  e   PEQUENAS.

👉Com uma linha ou um barbante, enrole e desenrole formando desenhos no seu caderno. Viu que legal! a linha pode ser o que sua imaginação quiser.


👉 Outra técnica de desenhos e linhas, vamos fazer um desenho no caderno, depois é só passar cola em cima dos traços do desenho colar a linha ou barbante. Não se esqueça de registrar e nos enviar. A professora também irá fazer a atividade e enviar no grupo de whtsapp da turma.

👍Muito interessante a atividade com barbante. Você sabia que a maioria dos cadarços do tênis ou sapato é feito do mesmo material do barbante?  Quem sabe amarrar o cadarço do calçado? Façam um vídeo e nos envie no grupo de whtsapp da turma.

OBA HORA DA BRINCADEIRA!

 

Um adulto fará marcações no chão com giz, fita crepe, corda ou barbante (pode ser no quintal de casa também), desenhando linhas (retas e curvas) para que a criança ande sobre elas. Primeiramente as crianças deverão andar livremente batendo palmas, depois com as mãos na cintura, depois com as mãos na cabeça e por último andar na ponta dos pés.



ARREMESSO 

Vamos brincar de arremesso nas latas

Basta pegar latas ou garrafas de plástico e posicioná-las para serem derrubadas atirando bolas de borracha ou bolas de meia de uma distância pré-definida. Ganha quem conseguir derrubar um maior número de latas com uma única jogada.

 




Abaixo alguns exemplos de como poderão ser montados as latas ou garrafas para a brincadeira





Imagens retiradas da internet

Não esqueçam de mandar fotos ou vídeos da atividade.

Vamos assistir uma história muito legal! É a história do gato xadrez.

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=h0h3XTJmysM&t=10s- 


Agora, que você já assistiu a história do gato xadrez desenhe em uma folha, sobre o que entendeu sobre a história do gato. Encaminhe-nos vídeos, fotos realizando esta atividade.

👀Observe a escrita    G A T O.

Responda oralmente: Qual é a primeira letra e quantas letras há na palavra G A T O?

AGORA É A SUA VEZ! 

Assista ao vídeo

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=8QdaRCYKYHY

👉Agora que você já aprendeu como fazer um gato utilizando a técnica da dobradura, faça o seu GATO em dobradura. Vamos lá! Quero ver, bem bonito.


👈Veja o passo a passo da dobradura do GATO





HORA DO DESAFIO 

O desafio é bem divertido e bem sensorial! 🔮🔮 Você vai adorar este desafio. Tem um pouco de tudo que você gosta! Vamos experimentar juntos?💚 💛Para isso, vamos precisar de:

Material: 

um pedaço de pano;

 caixa de sapato/papelão com: utensílios domésticos, latas, escova, brinquedos, etc.;

Execução:

Com um pedaço de pano, irá  vendar os olhos da criança e ela terá que apalpar um objeto da caixa e descobrir o que é.  Tire a venda dos olhos quando ela acertar o nome do objeto. Filme tire fotos, registre este momento que é único. 

Quem conhece a cobra Tatá?

Nós vamos fazer a nossa cobra e chamá-la de Tatá. Vamos lá. Mãos a obra com a ajuda de um adulto.

Materiais necessários: 2 folhas de papel sulfite, cola, tesoura, lápis de cor ou giz de cera verde claro, verde escuro e vermelho.


- Em uma folha de papel sulfite risque 13 tiras, onde 6 tiras serão
  pintadas com lápis de cor ou giz de cera verde claro, 6 tiras serão pintadas de verde escuro e 1 tira será pintada com lápis de cor ou giz de cera vermelho

- Um pedaço de papel pintado com lápis de cor ou giz de cera verde claro ou verde escuro (para criar a cabeça de uma cobra); Aqui você pode pegar duas folhas de goiaba ou outra planta de sua casa para usar como molde. Basta por as folhas da árvore que você coletou no seu quintal e colocar uma na frente da outra como se estivesse fazendo uma fila, lembre-se de por o talo da folha pareado com o talo da outra folha. Risque contornando a folha, pinte e recorte. Proto, está feita a cabeça da cobra Tatá.

PASSO A PASSO

1 - Preparamos todas as tiras.

2 - Pegamos a primeira delas (escolhi o tom mais claro) e juntamos uma de suas extremidades com cola.

3 - Colamos as duas extremidades para criar um elo de corrente

4 - Em seguida, pegamos a segunda tira (na cor diferente) e a colocamos no círculo recém-formado - aqui também em uma de suas extremidades, aplica-se cola.


5 - Da mesma forma trabalhamos com as tiras restantes, prendendo alternadamente até formar uma linda corrente



 6- Desenhe o contorno da cabeça da cobra utilizando as duas folhas da goiabeira que você colheu no seu quintal.Lembre-se basta por as folhas da árvore que você coletou no seu quintal e colocar uma na frente da outra como se estivesse fazendo uma fila, lembre-se de por o talo da folha pareado com o talo da outra folha. Risque contornando a folha, pinte e recorte.Dobre ao meio, no encontro dos talos e quase pronto.



7 - Com a ajuda de um adulto sempre, corte o desenho da cabeça da cobra

8 - Em seguida, recorte dois pedaços pequenos de papel em branco redondos para fazer os olhinhos e pinte a bolinha preta e cole na cabeça da cobra. Desenhe o nariz também.

9 - Do papel da tira em vermelho fará a língua da cobra. Cole esta tira no interior da cabeça da cobra. Quando a cola secar, enrolamos com um lápis que será ligeiramente ondulado.


10- colocamos a cabeça em um dos elos da corrente (neste caso, verde claro - ou seja, na mesma sombra da cabeça) e aplica-se a cola em sua parte frontal. A cabeça não abre - pressione suavemente para colar


11 - A última tarefa será criar a ponta da cauda - portanto, estamos preparando uma pequena faixa da mesma cor que o último elo da corrente. cortamos uma forma semelhante à ponta do pincel (de um lado, deve ser uma ponta fina) e cole-o no último círculo.


12 – Pronto. Sua cobra está pronta. Agora é só brincar.

Olá família, olá crianças! Na aula de hoje teremos a participação especial de duas professoras da Rede Municipal de Ensino, Por meio do Portal da Escola Cuiabana, vamos participar juntos! Me envie vídeos e fotos de sua participação na aula.

Fonte:https://youtu.be/3cy0GrmSw9s

Agora vamos fazer uma corrida dos prendedores!

Reserve 10 prendedores de roupa em uma vasilha, na frente da vasilha mas bem distante, espaço da corrida,  coloque uma peça de roupa numa cadeira, é necessário que a peça de roupa esteja um pouco longe da vasilha de prendedores..

Quero ver em quanto tempo você consegue pegando apenas um prendedor por vez, prendê-los na roupa.

Importante! O tempo só é encerrado quando você chega até a vasilha após ter prendido a última peça. Vamos lá!



AGORA ESSA AULA É APENAS PARA AS CRIANÇAS DO 

PRÉ I👇

Narrativa: “Usando a Inteligência”

A professora Joelil irá enviar a narrativa  no grupo e os alunos deverão ouvir e depois recontar a história por meio de desenhos ou narrativas. Páginas 45/54. Enviem vídeos, fotos ou áudio no grupo do WhatsApp





Página 58 do livro, faça pegadas para ajudar a onça Saçá a encontrar as palavras de gentilezas.

Aprendendo com a família, livro página 62. “Painel da Gentileza”

Convide todas as pessoas da família que estão em casa para participarem desse momento e depois de pronto agradeça a ajuda. em seguida compartilhe com a professora enviando vídeos ou fotos no grupo de whatsapp da turma.

Observação: Alguns materiais estão anexo no livro do aluno (últimas páginas do livro).



🙋BOAS FÉRIAS! SE CUIDEM, FIQUEM EM CASA, LOGO 

ESTAREMOS JUNTOS!!!

Comentários