6º ANO/Turmas A e B - AULA 18
Semanas de 29 de junho a 10 de julho de 2020
GEOGRAFIA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Olá estudantes,
Na aula de hoje, daremos continuidade aos estudos sobre o ciclo da água, a distribuição e as bacias hidrográficas. Vamos começar !?
Assista às videoaulas atentamente:
Aula 01 - Hidrografia no Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=30EzLx0sCHg
Aula 02 - Comitê de Bacia Hidrográfica
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=uRzt9tv0EJU
Aula 03 - Águas Subterrâneas/Aquífero
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE
Agora realize leitura atenta dos textos a seguir.
O Brasil apresenta uma das maiores redes hidrográficas do mundo, formada por bacias hidrográficas com muitos rios extensos e com grande volume de água.
Rede hidrográfica: todos os cursos-d'água (rios e afluentes) de um território.
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
O aproveitamento das águas subterrâneas é uma prática antiga realizada por muitas sociedades. Calcula-se que as águas subterrâneas são usadas para atender às necessidades de aproximadamente metade da população mundial. Em alguns lugares do mundo o uso intensivo e sem controle das águas subterrâneas está promovendo o afundamento dos solos, como em Jacarta (Indonésia), Cidade do México (México), Bangcoc (Tailândia), Xangai (China) e Nova Orleans (EUA). O problema do afundamento é mais grave em cidades litorâneas. Além de estarem mais sujeitas às inundações em razão do aumento do nível do mar, apresentam solos argilosos ou arenosos cuja estabilidade depende da umidade.
Você aprendeu que parte da água das chuvas se infiltra no solo formando reservatórios. Esses reservatórios subterrâneos de água doce podem ser de dois tipos, de acordo com a profundidade:
• lençóis freáticos: encontram-se em pequena profundidade e fornecem água principalmente para poços caseiros. Como estão mais próximos da superfície, estão mais sujeitos à contaminação.
• aquíferos: estão localizados em profundidades maiores, sendo necessário o uso de equipamentos para extração das águas. São utilizados pelas indústrias ou para o abastecimento das cidades.
PAULA, Marcelo Moraes. RAMA, Maria Angela Gomez. PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental: anos finais.— 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. Págs. 162
“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5662/formacao-localizacao-e-usos-de-aquiferos-no-brasil-representacoes-em-blocos-diagrama Acesso em 24 de junho de 2020.
Agora é a Hora das atividades!
1) No lugar onde você vive é comum o uso de poços para coletar água subterrânea? Você já viu um poço para captar água? Onde?
Leia atentamente as questões do link e responda.
👇
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
Até a próxima aula! 
HISTÓRIA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Nesta aula estudaremos os sumérios, um dos primeiros povos a elaborar a escrita.
Leia atentamente os textos abaixo:
Os sumérios ocuparam a região da Mesopotâmia por volta de 8500 a.C. e se destacaram pelas habilidades militares para a defesa e expansão do território, no aproveitamento das águas fluviais para a agricultura e comércio, na formação das cidades e na criação da escrita. Ao ocuparem uma região contornada por montanhas e desertos, mas com planícies muito férteis e cortadas pelos rios Tigre e Eufrates, os sumérios sofreram com a investida de vários povos e, assim como outras sociedades do período, tiveram de lutar pela sobrevivência. SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
A escrita cuneiforme
A necessidade de registrar os estoques de alimentos, os impostos recebidos, as transações comerciais efetuadas e também as leis existentes impulsionou os sumérios a desenvolver um dos mais antigos sistemas de escrita do mundo, inventado por volta de 4000 a.C. (a respeito das primeiras leis, leia sobre O Código de Hamurábi na página 118) Inicialmente, as anotações eram feitas com haste de bambu em placas de argila úmida, posteriormente secadas ao sol. Cerca de 500 anos depois, as hastes de bambu foram substituídas por estiletes com ponta em forma de cunha. Por isso, esse tipo de escrita ficou conhecido como cuneiforme. Em um primeiro momento, a escrita suméria era baseada em símbolos que significavam palavras. Por exemplo: o desenho da cabeça de um boi queria dizer boi; uma tigela significava comida. Esse tipo de escrita é conhecido como pictográfico.
Os sumérios utilizavam cerca de 2 mil sinais, mas havia dificuldades para expressar ideias mais abstratas. Pouco a pouco, foram introduzidas modificações, e os pictogramas passaram a representar sílabas ou sons. Isso permitiu que, por volta de 2500 a.C., o número de pictogramas se reduzisse a 600. A imagem ao lado mostra um tablete de argila com a escrita cuneiforme.
As edubbas proliferaram, contribuindo para a difusão das línguas faladas na Mesopotâmia. Uma delas, a acadiana – derivada do sumério – tornou-se com o tempo a língua oficial e diplomática dos povos mesopotâmicos. Diversos documentos, como tratados de paz e declarações de guerra, por exemplo, foram escritos nesse idioma. A escrita cuneiforme foi utilizada no Oriente Médio até os primeiros tempos da Era Cristã.
A escrita suméria passou por transformações ao longo do tempo. Em um primeiro momento, ela tinha como base os símbolos conhecidos como pictogramas. Um símbolo tinha um significado específico. Por exemplo, o desenho da cabeça de um boi significava a palavra boi. Ou seja, os símbolos eram praticamente autoexplicativos. Essa linguagem baseada em símbolos é conhecida como pictográfica.
Posteriormente, a escrita suméria sofreu transformações, e os símbolos passaram a representar sílabas. A linguagem pictográfica, contudo, não é uma característica exclusiva dos povos do passado. Nos dias de hoje ela ainda é utilizada em situações específicas.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Pág. 64
Assista às videoaulas a seguir:
Aula 01 - Os Sumérios/A Primeira Grande Civilização
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nqDpGMuVuPs
Aula 02 - A invenção da escrita.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tUWIpzYaKXw
Agora é a Hora das atividades!
Releia a frase a seguir, extraída do texto A escrita cuneiforme, e responda ao que se pede:
1. A necessidade de registrar os estoques de alimentos, os impostos recebidos, as transações comerciais efetuadas e também as leis existentes impulsionou os sumérios a desenvolver um dos mais antigos sistemas de escrita do mundo, inventado por volta de 4000 a.C. [...].
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Pág. 58
a) Descreva as principais características do sistema de escrita inventado pelos sumérios.
b) Explique como funcionava o sistema de ensino da leitura e escrita entre os sumérios.
Responda as atividades do link, abaixo e retorne ao Blog para continuarmos nos Pictogramas.
👇
2. Observe os pictogramas abaixo.
a) Você conhece esses símbolos? Qual é o significado de cada um deles? Em que lugares ou situações eles podem ser utilizados?
b) Onde é possível encontrar mensagens que usam linguagem pictográfica? Cite e desenhe três exemplos de locais no município em que você vive que utilizam pictogramas.
c) Em sua opinião, quais elementos um pictograma precisa ter para que a mensagem seja bem compreendida?
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
Até a próxima aula! 
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Luciany Barros
Olá, turma! Espero que estejam bem e seguros com suas famílias em casa!
Bem-vindos a nossa aula de LÍNGUA PORTUGUESA!
O que você aprenderá nesta aula:
- O que é um período simples;
- O que é um período composto;
- O que é uma oração coordenada assindética.
Para começar, Leia o anúncio a seguir:
Fonte: http://bloganacorso.blogspot.com/2010/03/mostros-em-maos-pintadas-foi-saida.html
A seguir, vamos localizar os verbos e consequentemente as orações da frase principal, do anúncio: “Afaste os bichos, lave as mãos”.
- 1ª oração: Afaste os bichos
- 2ª oração: Lave as mãos.
Viu só, a frase do anúncio possui dois verbos: afaste e lave. Sendo assim, cada um deles compõe uma oração e todos eles compõem um período.
Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples (com apenas um verbo) ou composto (com dois ou mais verbos).
Agora, veja este outro anúncio:
Fonte: http://noticiei.com
Observe que na frase principal, “Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças”, há duas orações:
- 1ª oração: Siga o Zé gotinha.
- 2ª oração: Proteja a saúde das crianças.
Então podemos dizer que esta frase possui duas orações!
Atenção!
Perceba que as frases dos dois anúncios possuem períodos compostos, - por haver mais de uma oração - porém há uma diferença entre elas: Na frase Afaste os bichos, lave as mãos do primeiro anúncio, as orações foram separadas apenas por uma vírgula. Como essas orações são independentes, dentro de uma mesma frase e separadas apenas pela pontuação, são chamadas de Orações coordenadas assindéticas. Na frase Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças, os períodos foram separados pela conjunção “e”. Neste caso, as orações também são independentes, porém, como foram separadas por uma conjunção, são chamadas de Orações coordenadas sindéticas.
Coordenadas Assindéticas
Abriu a porta, não viu ninguém.
Não há nenhum conectivo ligando as duas orações, razão pela qual se denominam de assindéticas.
Compreendidas as características de maior relevância, vamos no ater ao caso da vírgula entre a referida modalidade. Vejamos:
* As coordenadas assindéticas são separadas por vírgula.
Ex: Chegou, sentou, começou a discursar.
O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição. Sendo Assim:
- Eu irei à praia. (Período Simples)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
- Já me decidi: só irei à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto).
Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração. Isso implica que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração.
Para compreender melhor este assunto, assista aos vídeos desta aula:
Vídeo 01 - Período Composto por Coordenação
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=UbrR7An5ZfY
Vídeo 02 - Orações Coordenadas
Fonte: https://youtu.be/_n0bmFmJpUg
ATIVIDADES
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
1) Leia estes versos:
As horas passam, os homens caem,
a poesia fica
(Emílio Moura)
a) Qual a classe gramatical das palavras destacadas nos versos acima?
b) “As horas passam, os homens caem, a poesia fica” – Temos nestes versos um exemplo de período composto. Explique esta afirmação.
2) “Jantamos num restaurante próximo de casa, depois fomos ao cinema.”
A única alternativa correta a respeito do período é que ele:
a) apresenta quatro orações;
b) apresenta três orações;
c) apresenta duas orações;
d) é um período simples.
TEXTO I
O telefone tocou, ele atendeu, marcaram encontro. Fez a barba, tomou banho e vestiu-se. Há uma semana que não via a noiva e hoje era domingo, dia de ir ao cinema com ela. Apertou o botão, esperou o elevador, desceu, alcançou a rua e foi esperar o ônibus. Fez baldeação e chegou lá duas horas depois. O cinema era logo ali na esquina. Foram correndo. Ele entrou na fila e ela ficou esperando perto da portaria. Entraram.
LEON ELIACHAR. O homem ao quadrado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1960. (com adaptações)
3) Responda:
a) Quem são os personagens que fazem parte da narração acima?
b) Quantos verbos há no texto?
c) Tire do texto um exemplo de período composto.
4) Leia o texto para responder à questão.
TEXTO II
No dia seguinte fui à casa [da filha do dono da livraria]. Não me mandou entrar. [Olhando bem nos meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a uma outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo.] [...] Dessa vez nem caí; guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 09.
a) Quantos períodos compostos tem o texto lido?
b) quantos e quais são os verbos presentes no texto?
5) Observe a gravura a seguir:
a) Registre abaixo a sua emoção ao ver esta gravura:
b) Que tipo de construção você fez?
( ) período simples ( ) período composto
6) Leia o texto a seguir:
a) Que experiência é contada no texto “Voltas e voltas”?
b) O fragmento “Se todo o ano de 1968 for assim, não pararei nem um minuto” possui quantos verbos? Quais são eles?
MATEMÁTICA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Sejam muito bem-vindos a mais uma aula de matemática!
Comprimento e área
O metro linear:
No Sistema Métrico Decimal, a unidade fundamental de medida de comprimento é o metro, cujo símbolo é m. O metro é adequado para expressar, por exemplo, a largura de uma rua, o comprimento de uma sala, a altura de um edifício etc. Além do metro, existem outras unidades de medida de comprimento. Veja abaixo outras unidades de medida que são múltiplas e submúltiplas do metro, e observe a figura abaixo que mostra que como medir algo é muito comum em nosso cotidiano.
ÁREA
Fonte: Livro Didático
Videoaula 01 - Medidas de Comprimento
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jZmmhNQn3gs
Área do retângulo:
Qual é a área de um retângulo que tem 2 cm de altura e 5 cm de base? Observe o desenho abaixo:
Área do quadrado:
Sabemos que o quadrado é um polígono quadrilátero que têm os quatro lados iguais, no quadrado abaixo a medida do lado é 3 cm. Qual a área desse quadrado?
Aqui seguimos a mesma lógica para calcular a área do retângulo, basta multiplicarmos a base pela altura.
3 cm X 3 cm = 9cm²
Resumindo para calcularmos a área de um retângulo, ou de um quadrado, basta multiplicarmos a base pela altura, e não esqueçam de multiplicar também a unidade de medida, como nos exemplos acima.
Exercício 01:
Calcule a área de uma praça quadrada com 20m de lado.
Unidade de medida de massa
Vários produtos são vendidos por quilograma, como legumes, carnes, frutas etc. Há também produtos vendidos por grama, como frios, margarina, temperos etc.
O quilograma e o grama são as unidades de medida de massa mais utilizadas no dia a dia. Mas há outras. Veja a seguir:
As unidades mais utilizadas diariamente são o quilograma, o grama e o miligrama. Existe ainda outra unidade especial:
A tonelada (t), que equivale a 1000 kg e serve para expressar a medida de grandes massas.
Videoaula 02 - Medidas de capacidade
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0VMxyGDo7D0
Exercício 02: entre as unidades de medida, qual você acha mais adequada para expressar a massa?
a) De um pacote de arroz?
b) Da carga de um caminhão?
c) De um comprimido?
d) De uma laje de concreto?
e) De uma pessoa?
f) De uma ovo de codorna?
Exercício 03: A massa de uma carga é 83.000 kg. Quantas toneladas tem essa carga?
Unidades de medida de volume
Volume é a medida do espaço ocupado por um sólido, por um líquido ou por um gás.
No sistema métrico internacional, a unidade fundamental de medida de volume é o metro cúbico, que indicamos por m³
O metro cúbico corresponde ao volume de um cubo com 1 metro de aresta, entenda melhor vendo a imagem abaixo.
Além do metro cúbico, existem outras unidades de medida padronizadas para expressar volumes: veja no quadro essas unidades, dispostas em ordem decrescente, com as respectivas abreviações:
Volume do bloco retangular e do cubo:
Como se calcula o volume de um bloco retangular ou de um cubo? Acompanhe o exemplo abaixo, onde as arestas do cubo medem 4m
Dados:
- Comprimento = 4,3m
- Largura = 4,3m
- Altura = 4,3m
Podemos representar o volume desse cubo pela letra V, o cálculo do volume ficaria assim:
V = 4,3m X 4,3m X 4,3m = 79,507 m³
Para calcularmos o volume de um sólido regular devemos multiplicar comprimento por altura e por largura.
Videoaula 03 - Medidas de volume
Fonte: : https://www.youtube.com/watch?v=dyF50vLvyf0
Exercício 04: Qual é o volume de um bloco retangular cujas dimensões são 30m de comprimento por 18m de largura por 12m de altura?
UNIDADES DE MEDIDA DE CAPACIDADE
No sistema decimal existem unidades de medida para expressar a capacidade de recipientes. A unidade fundamental é o litro (L), além de seus múltiplos e submúltiplos. Veja:
Dentre essas unidades, a mais usada, além do litro, é o mililitro (ML), principalmente para expressar pequenos volumes.
Videoaula 04 - Unidades de Massa
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=mtoIc_OomFY
Exercício 05: Quantos mililitros tem em 1 litro?
Que bom que chegou até aqui! Até a próxima!
CIÊNCIAS
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Os tecidos, órgãos e sistemas
Em nosso corpo, no corpo de muitos outros animais e mesmo nas plantas existem diversos tipos de célula, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos que, ‘trabalhando” de maneira integrada, desempenham determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais:
- Tecido epitelial, responsável pelo revestimento interno e externo do organismo;
- Tecido conjuntivo, responsável por diversas funções, como sustentação, circulação, reserva e preenchimento dos organismos.
- Tecido muscular, responsável pela mobilidade de órgãos, estruturas e organismos.
- Tecido nervoso, responsável pelo controle e regulação das atividades dos organismos.
Crédito da imagem: modificado de Tipos de tecidos: Figura 1 by OpenStax College, Anatomy & Physiology, CC BY 3,0
Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/principles-of-physiology/body-structure-and-homeostasis/a/tissues-organs-organ-systems
Nos órgãos, que formam o sistemas, há diferentes tipos de tecidos.
Fonte: http://www.grandesloterias.com/uploads/assets//Corpo_humano.PNG
Os sistemas atuam de modo integrado na manutenção da vida.
Os organismos unicelulares, como bactérias e protozoários, e alguns pluricelulares mais simples, como os animais poríferos (esponjas), não formam tecidos, órgãos nem sistemas.
Segundo algumas teorias, seres semelhantes às esponjas foram os primeiros animais pluricelulares que surgiram na terra.
Os poríferos têm alguns tipos de células e estruturas especializadas – representadas no esquema abaixo - , mas não chegam a formar tecidos e, em consequência, nem órgãos ou sistemas.
Abaixo um esquema simplificado das células de uma Esponja.
As células de outros animais são organizadas em tecidos. Veja na ilustração abaixo os esquemas que comparam tecidos do tegumento – a camada protetora que reveste externamente o corpo – de um caranguejo com o do ser humano.
Nas plantas existem tecidos organizados desde o grupo mais simples, as briófitas (musgos e hepáticas), até os mais complexos, as angiospermas (por exemplo, um tomateiro). Veja nas ilustrações a representação de alguns tipos de tecido vegetal.
Apreciado aluno, ficamos felizes que você chegou até aqui, recomendamos que você assista o vídeo sugerido e faça as atividades.
Esses saberes são incipientes, então se você tiver acesso a internet, aproveite e faça pesquisas complementares, bons estudos!
Videoaula 01 - Tecidos Humanos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qzhtSgyFHuI
Atividades
1. Defina o que é um tecido em um organismo.
2. Quais são os quatro principais tecidos que compõe o corpo humano?
3. Quais organismos não formam tecidos?
ARTE
Professor Ricardo Kalan
Olá caros estudantes e artistas! Na aula de hoje vamos identificar, analisar e entender um pouco sobre o que são gêneros musicais! Me acompanhem por favor.
LEITURA DO TEXTO
Gêneros Musicais
Apresentação de tango, um gênero musical
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gênero_musica
Gêneros musicais são categorias que contêm músicas que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades. Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos gêneros, podem-se apontar:
- instrumentação (que instrumentos são mais frequentemente usados);
- texto (conteúdo sacro, profano, romântico, idílico etc.);
- função (prelúdio, encerramento, dança, ritual etc.);
- estrutura (linear, segmentada, repetitiva etc.);
- contextualização (local de interpretação, contextualização geográfica, contextualização cronológica, contextualização etnográfica etc.).
Analisando os Gêneros
Alguns, como música indiana, são definidos geograficamente; outros, como música barroca, são definidos cronologicamente. Outros são definidos por requerimentos técnicos. Outros gêneros, por outro lado, são um tanto vagos, e podem ser criados pelos críticos; post-rock, por exemplo, é um termo definido pelo Simon Reynolds. Outros, como a música de videogame, se definem pela mídia utilizada.
Dizer que uma música é do "gênero Romântico" é simples, mas o explicar o porquê de a música ser deste gênero exige uma análise mais profunda, definindo as características do romanticismo nas diversas regiões e nos diferentes autores, línguas, formas musicais e etc...
Atualmente, nas universidades anglo-saxônicas, estudam-se gêneros musicais com base em cinco perguntas a serem respondidas, os cinco "W"s:
Em Inglês - em Português
What - O quê?
Who - Quem?
Where - Onde?
When - Quando?
Why - Por quê?
VÍDEOS
Para interagirmos mais com o assunto assistam os dois vídeos abaixo.
Vídeo 1 - Vídeo Aula 6º Ano Gêneros musicais
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8LRw4DDmbps
Vídeo 2 – Gêneros Musicais
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0nwBTVJCOtI
Agora é com vocês! Vamos às atividades!
1ªATIVIDADE
Testando os seus conhecimentos sobre alguns gêneros musicais conhecidos, ligue com uma linha cada um deles à sua respectiva característica.
ROCK Gênero musical surgido na década de 1960 através do cantor James Brown.
SAMBA Utiliza bastante os seguintes instrumentos: a zabumba, o triângulo e a sanfona.
RAP É um gênero da Argentina que têm como característica forte a dança em par.
TANGO É um gênero brasileiro de origem africana, que utiliza muito o pandeiro.
FUNK Têm como uma das principais características, o uso de distorção na guitarra.
BAIÃO Apresenta um discurso rítmico com rimas e poesias.
2ªATIVIDADE
Escolha um gênero musical que você gosta e se identifica muito, faça uma pesquisa e escreva um texto de 5 até 10 linhas seguindo as perguntas abaixo:
- Quando, com quem e onde surgiu?
- Quais os instrumentos musicais mais frequentemente utilizados?
- Qual é o conteúdo da letra das músicas (religioso, profano, romântico, crítico, etc.)?
- Onde as músicas são tocadas e apreciadas (teatro, rua, restaurante, rádio, televisão, escola, praça, etc.)?
- Qual ou quais as funções (Dançar, cantar, agitar, pular, fazer rima, fazer ritual, etc.)?
Boa atividade a todos! Não esqueçam de mandar foto e enviar no grupo do whatsapp. Qualquer dúvida estou à disposição!
Atenciosamente,
Profº Ricardo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
______________. Gênero Musical. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Gênero_musical>. Acesso em: 25, jun. 2020.
LÍNGUA INGLESA
Professora Iolanda Zunoeta
Genitive Case (De posse)
Vocabulary
My friend’s boy friend
O namorado da minha amiga
My mom’s car
O carro da minha mãe
The company’s presidente
O presidente da empresa
My son’s name is Antonio
O nome do meu filho é
Vídeo 01 - Genitive Case
Fonte: https://youtu.be/IOGo556AN6A
Atividades
Rewrite the sentences using the genitive case
1.The country of Ross:
2.The property of John:
3.The music of Strauss:.
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Professora Luciana Frateschi
Atividades do Livro da Escola da Inteligência
CONHECER A HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS
QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR!
Vamos entrevistar como fazem os entrevistadores da TV, os jornalistas que passam a vida fazendo perguntas: por que se estas são bem feitas, revelam um mundo novo e desvelam muitas verdades escondidas! Fazer perguntas nos faz conhecer o universo de uma pessoa que antes pensávamos conhecer, mas que no fundo desconhecíamos!
Muitas vezes não demos nunca a atenção devida aos nossos avos, pais e cuidadores. Não sabemos as marcas que estas pessoas levam consigo e que podem revelar as suas maiores dificuldades, frustrações ou mesmo sonhos que não foram realizados. Por outro lado, saber as suas vitorias e as influencias que tiveram nos permite conhecer o seu prazer de viver e lutar!
Ao utilizar o microfone do celular ou gravação em vídeo execute com cuidado para que as perguntas do livro na pagina 47 sejam elaboradas.
Você terá a missão de prestar atenção nas expressões e reações dela ao contar-lhe sobre sua própria vida. Guarde para si e relate mentalmente o que você enxergou!
Perguntas da entrevista:
- Qual é a lembrança da sua infância que mais marcou a sua história? Por quê?
- Qual foi o dia mais triste da sua vida ou o dia que você mais chorou? Como você superou isso?
- E o dia mais feliz, qual foi? Conte o que lhe aconteceu.
- Qual foi o mais surpreendente presente que você recebeu? Por quê?
- Qual foi a pessoa que mais influenciou você a ser quem é hoje? Por quê?
- Como era o seu relacionamento com os seus pais ou com quem cuidava de você? Se você pudesse voltar no tempo mudaria alguma coisa que fez em relação a essas pessoas? Por quê?
Estas perguntas estão no livro, mas é para você escrever depois de entrevistar. (páginas 47-48)
Não vale dar para a pessoa responder! É a sua letra que deverá figurar na atividade e ela que iremos corrigir para você ganhar pontos!!!
As fotos da atividade. Ainda que grave, terá que tirar as fotos das respostas nas páginas 47 e 48!!!! Elas deverão ser enviadas para a Prof. Luciana até a quarta feira da próxima semana! Por que na outra quinta-feira teremos outra aula e um novo mergulho em busca do conhecimento!!!!
Bom Trabalho!!!!
NOS VEMOS NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do whatsapp!
Comentários
Postar um comentário