4º ANO/Turmas A e B - AULA 18


Semanas de 29 de junho a 10 de julho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Professoras Andréia e Veronica
Leia o texto:
Aprendendo a pesquisar

Os finais de semana na casa da vovó é sempre uma festa com muito aprendizado. A vovó é professora e por isso sempre arruma um jeito de unir brincadeira e conhecimento.
O último domingo foi muito produtivo, pois a professora da Isadora havia contado, na escola, a fábula do Leão e o Ratinho, a menina estava encantada com a ideia de um simples ratinho virar herói.
Depois que Isadora falou muito sobre a fábula, a vovó perguntou:
- Vocês sabem o que é fábula? As crianças responderam  que não. Então a vovó explicou:
- Fábula é uma narrativa, cujo os animais adquirem personalidade humana.
- Ai vovó, complicou, dá para explicar melhor – Disse Alice.
- Espere aí Alice, vamos pesquisar o que é fábula e o que é narrativa, depois a gente produz a nossa, combinado? A crianças amaram e já correram pegar seus aparelhos celulares para pesquisar na internet.
A vovó leu junto com as crianças, elas observaram o que é espaço, tempo, enredo, animais como personagens, leram várias fábulas, assistiram a vídeos, até que...
- Já entendi, podemos criar a nossa! Disse Alice.
- Eu também. Falou Isadora.
- E você Arthur? Questionou a vovó.
- O sapo da vovó, eu quero fazer uma fábula com o sapo da vovó.
- Sim, a vovó tem um sapo de verdade no jardim! Então, todos correram para o local a fim de inventar uma fábula.
Alice começou, as crianças foram aumentando o enredo e a fábula ficou assim:


O sapo da vovó
Em um lindo jardim havia um sapo muito simpático, ele cuidava para que as formigas, lagartas e gafanhotos não destruíssem as flores. Ele era muito feliz naquele local, mas passou a sentir-se só. Até que um dia, um beija-flor que sempre ia lá beijar as flores, iniciou uma conversa.
- Oi,  você vive aqui nesse belo jardim? Deve ser maravilhoso!
- É muito bom! Respondeu o sapo.
Mas o beija-flor observou que ele estava meio triste.
- Você não parece muito feliz!
- É que eu moro sozinho aqui, não tenho com quem brincar!
- Então brinca comigo. Disse o beija-flor.
O sapo achou uma bela ideia, então, os dois brincaram juntos e durante todas as tardes, divertiam-se com muitas brincadeiras.
Mas um dia, nem viram as horas passar e anoiteceu. Quando de repente, apareceu o irmão do beija-flor e falou bravo:
- Então, é por isso que você está atrasado! Papai e mamãe estão lá chorando! E quem já se viu um beija-flor brincar com uma sapo? Nós somos lindos, voadores e tomamos néctar. Esse aí é gosmento, cascudo e come insetos! Que nojo!
- Não é! Ele é meu amiguinho, cuidamos um do outro, e há dias repito o mesmo gesto. Ele nunca me fez mal.
- Vamos embora! Quero ver o que a mamãe vai falar disso!
Os dois partiram para o ninho deles, foram brigando até chegar. Quando chegaram, o irmão mais velho foi logo contando para mamãe o ocorrido. Foi quando a mamãe sentou-se e conversou com os dois:
- Meus queridos, estou muito orgulhosa de vocês, primeiro porque você, irmão mais velho, foi correndo atrás do mais novo e muito preocupado trouxe-o para casa. E você meu amor, também me enche de orgulho, arrumou um amiguinho, cuidou dele, divertiram-se juntos sem se preocupar com as diferenças que há entre vocês.

Você gostou do texto? Agora responda as questões.
1) Inicialmente, as crianças não sabiam o que era fábula, então, pesquisaram na internet para compreender e produzir uma 
a) Qual a moral da história que as crianças produziram?

b) Quais eram as características do sapo antes e depois de fazer um amiguinho?

c) Qual a sua opinião sobre a mãe dos beija-flores?

2) Agora é a sua vez.
a) O que você já aprendeu na internet, escreva um pequeno texto contando. 

3) Ortografia
Você observou que a palavra beija-flor tem hífen (esse pequeno traço entre a palavra) agora pesquise e escreva cinco com palavras que usa hífen.

Bibliografia
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=EF04LP21)+Planejar+e+produzir+textos+sobre+temas+de+interesse%2C+com+base+em+resultados+de+observações+e+pesquisas+em

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda
Rotina
Vocabulary
I WAKE UP - Eu acordo
I GET UP - Eu me levanto
I MAKE MY BED - Eu faço a cama
I GO TO THE BATROOM - Eu vou ao banheiro
I WASH MY FACE - Eu lavo meu rosto
I TAKE A SHOWER - Eu tomo banho

Para ampliar seu vocabulário, assista ao vídeo abaixo.

Fonte: https://youtu.be/0xb3axtn5GE

Atividades
1) Represente sua rotina com as ações do vocabulário acima ou do vídeo, escreva em Inglês e cole figuras ou desenhe.

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Professor Jeymeson

Agora é momento de usar o Livro da Escola da Inteligência: Eu como autor da história - Cidade da Memória.
Páginas: 106 a 110 (lição 03; aula 02)
Livro do estudante - Atividades nas páginas: 106, 110
Livro da Família: Páginas 19 a 31.

HISTÓRIA

Professoras Andréia e Veronica

RELAÇÃO DO INDIVÍDUO POR MEIO DOS PRODUTOS QUE CONSOMEM

Já observamos nas aulas anteriores o modo como o mundo vem desenvolvendo-se desde o surgimento da escrita, da agricultura, do crescimento das cidades e das comunicações. Agora, vamos acompanhar como os indivíduos relacionam-se por meio da circulação de produtos.  Como podemos observar, a maioria desses produtos são originados no campo por meio de um produtor rural, seja ele grande ou pequeno. Vamos acompanhar a viagem dos tecidos quando ainda são matéria prima até chegar ao consumidor final.

MATÉRIA PRIMA DO TECIDO
Tecidos e sua matéria prima. por exemplo, o algodão, o linho e o cânhamo são tecidos naturais de origem vegetal; seda e lã são naturais de origem animal.
Fonte: https://1259028l.ha.azioncdn.net/img/2018/04/blog/13337/1/destaques-inferiores/algodao-linho-seda.jpg

A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil obtida a partir dos casulos do Bombyx mori (bicho-da-seda). A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras.
 
Vamos assistir ao vídeo para entender de onde vem os fios da seda.

Fonte: https://youtu.be/prbSULaEf7U

No link abaixo você poderá assistir ao vídeo para compreender sobre a matéria prima dos fios de lã.
👇

PLANTAÇÃO DE ALGODÃO
O algodão é usado para fazer uma série de produtos têxteis. Estes incluem toalhas de banho e roupões; denim para jeans azul; meias, cuecas e a maioria das camisas. Lençóis muitas vezes são feitos de algodão. O algodão também é usado para fazer os fios utilizados em crochê e tricô.
Deninm Ganga, brim ou denim é um tipo de tecido resistente, feito de algodão, linho ou fibra sintética, em que somente os fios do urdume (longitudinal) são tingidos com corante anil, normalmente com ligamento sarja.
Você observou que a matéria prima do tecido faz uma longa viagem até chegar em nossas casas. Ele é cultivado no campo, depois através de transportes chegam até as fábricas e novamente são transportados para as lojas e, enfim, para o consumidor final que somos nós usuários.

FÁBRICA DE TECIDOS
As fábricas transformam a matéria prima em bens de consumo e produção.

DISTRIBUIDORA DE TECIDOS
Depois de transformados os produtos são distribuídos para as lojas de vendas.

LOJA DE TECIDO
As lojas expõem os produtos para que os consumidores adquiram.

O tecido em mãos do consumidor final, aquele que compra para fazer uso pessoal do produto. 

Agora é com você, vamos a atividade!

1) Escolha um produto da sua casa e descreva sobre suas principais características, de que matéria prima ele é feito, de onde é sua origem e onde você ou sua família comprou?

2) Para ilustrar faça um desenho bem bacana do produto que escolheu em três etapas: a) De onde ele vem: b) como foi transformado e c) para que é usado em sua casa.


BIBLIOGRAFIA
Imagens: Google imagens
https://www.enroladotecidos.com.br/
https://www.grupofides.com.br/fabrica-tecidos-sao-paulo
https://www.youtube.com/watch?v=oM0qGzaz00k

GEOGRAFIA

Professoras Andréia e Veronica

Vamos observar o significado da palavra Antrópico: é um adjetivo que significa o resultante da ação do homem, especialmente em relação às modificações no ambiente, na natureza, causadas por essa ação. 

Observe as fotos e a reportagem de Elias Neto falando sobre a nossa Avenida Prainha, Cuiabá para responder as questões. 
👇



Morro da Luz faz parte da formação da nossa cultura popular, denominado como Antonio Pires de Campos Bicudo, um dos primeiros desbravadores desta terra.

Esta foto é da avenida Getúlio Vargas, Cuiabá, MT, na década de 50.

Prédio da nossa Prefeitura, Palácio Alencastro, aproximadamente na década de 70.

Ao longo das aulas de história, foi possível a transformação das paisagens provocadas pela ação do homem. Agora vamos ressaltar essas transformações dentro da nossa cidade. 

Após assistir ao vídeos e observar as paisagens, responda as questões abaixo. 
1) Descreva como você imagina a nossa avenida Prainha há cem anos. 
2) Faça uma comparação com o que você vê hoje.
3) Quem foi o responsável por essas transformações?
4) Agora pergunte para seu pais, como era seu bairro antes de ser habitado. 

BIBLIOGRAFIA
https://www.google.com/search?q=antr%C3%B3pico+significado&oq=antropico+&aqs=chrome.1.69i57j0l7.4463j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/303/original/Ana%C3%ADrson_da_Luz_Nunes.doc.pdf?1503256430  

MATEMÁTICA

Professor Ludney

Figuras Planas 
Uma figura plana nada mais é que uma região plana fechada por segmentos de reta (no mínimo três segmentos).
Na geometria, as formas mais conhecidas de figuras planas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, trapézio,  losango.

Atividades
1) A parte colorida na malha quadriculada representa a toalha de praia de Eli. Eli bordou seu nome na toalha.
a) Considerando o quadradinho como unidade de medida da área, a área correspondente ao nome bordado na toalha é:

a) 18                     b) 19                 c) 20               d) 21            e) 22

2) Considere o quadradinho da malha quadriculada abaixo como unidade de área. Dentre as figuras desenhadas abaixo, as que têm a mesma área são as figuras:
a)     I e II
b)    II e III
c)     II e IV
d)    III e IV

3) Na malha quadriculada estão marcadas as áreas de duas regiões poligonais.
A maior das duas áreas supera a menor em, aproximadamente:
 (A) 1,0 quadradinho
(B) 1,5 quadradinho
(C) 0,5 quadradinho
(D) 2,0 quadradinho
(E) 2,5 quadradinho

5) Determine  a área da parte pintada. Cada quadradinho equivale  uma unidade de área:

CIÊNCIAS

Professoras Andréia e Veronica
 
 OS PONTOS CARDEAIS
O ser humano, durante  séculos, orientou-se por meio da bússola em suas conquistas. Com o desenvolvimento tecnológico, aparelhos sofisticados como o Posicionamento Global por Satélite (GPS) fornecem noções  mais precisas de lugar.
Mas, quando não havia aparelhos de localização, o homem utilizava o Sol para orientar. Observando o local onde o Sol nasce, temos a Nascente ou Leste. Nessa direção, colocamos o braço direito.  
O braço esquerdo indicará o Poente, onde o Sol morre, ou seja, o Oeste. À  nossa frente encontra-se o Norte e nas nossas costas o Sul.
Norte, Sul, Leste e Oeste  são chamados  de pontos cardeais.

PONTOS CARDEAIS: Norte, Sul, Leste e Oeste, com o tempo foi observado que apenas os pontos cardeais não eram suficientes. Foram então determinadas outras direções intermediárias, os pontos colaterais que são: PONTOS COLATERAIS: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NO) e Sudoeste (SO). O conjunto de pontos cardeais e pontos colaterais formam a Rosa dos Ventos
Observe a figura abaixo:  
Agora responda 
1) Escreva as formas de orientação que você conhece.
2) Esticando o braço direito para o nascente, qual ponto cardeal que encontramos?
3) Olhando para o céu  à noite, como podemos localizar os pontos cardeais?
4) Os pontos cardeais são:
 5) E os pontos colaterais são: 

Bibliografia:
https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/08/pontos-cardeais-para-voce-se-orientar/ https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search?p=atividades+sobre+pontos+cardeais+4%C2%BA+ano&fr=yhs-digifox-fh_newtab&hspart=digifox&hsimp=yhs-fh_newt

ARTE

IMG_256Professor Alessandro

Olá, estimados pais, responsáveis e alunos, para matar a saudade, nesta aula vamos falar um pouco sobre a festa junina, a abordagem será breve e explicativa, no final respondam as perguntas e façam o desenho.

IMG_256

1º Momento

Assistam o vídeo com a explicação sobre o tema da aula.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0juHHMhecJg

Leiam o texto logo abaixo:

TEXTO

Em resumo, podemos dizer que as Festas Juninas fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro, sua origem inicialmente era profana, depois passou a ser cristã católica e fazia homenagem aos personagens bíblicos "Pedro, Paulo e João Batista", considerados santos pela igreja. Na escola a festa é laica, ou seja, não tem cunho religioso e visa o desenvolvimento artístico, lúdico, social e dos inúmeros saberes de outros países e incorporados a mesma. Como por exemplo, na quadrilhas com elementos similares as danças salão europeias, a gastronomia indígena e africana, dentre outras em nosso país.

  • PERGUNTAS
1) Você gosta de festa junina?
2) A festa junina em sua origem era religiosa ou profana?
3) Quando passou a ser religiosa?
4) Qual é o objetivo de se fazer a tradicional festa junina na escola?
Caso queira responder somente pela internet, acesse o link abaixo:
👇

5) FAÇA UM DESENHO DE UMA FESTA JUNINA 
  • SUGESTÕES:
a) O DESENHO PODE SER UMA FESTA NA ESCOLA.
b) QUE TAL FAZER BANDEIRAS COM EMBALAGENS DE BALINHAS?
c) QUE TAL DESENHAR E DEPOIS COLAR GRAVETOS OU PALITOS DE FÓSFOROS PARA REPRESENTAR A FOGUEIRA?
d) SE POSSÍVEL FAÇA COLAGENS COM FOLHAS VERDES OU SECAS DE COQUEIRO OU DE CAPIM. 
OBSERVAÇÃO: CASO NÃO CONSIGA SEGUIR AS SUGESTÕES, SOMENTE DESENHE, POIS O IMPORTANTE É FAZER E ENVIAR.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Danielle Batista

CONHECENDO A GINÁSTICA
A ginástica é uma prática esportiva que se divide em dois tipos, as ginásticas competitivas e a não competitiva.
As ginásticas competitivas são as que entram em competições como as Olimpíadas, além de trabalhar com a estrutura física, através de movimentos que exigem força, elasticidade e agilidade, também exercitam a mente dos praticantes, pois a sua prática requer concentração e raciocínio. Possuem regras próprias a serem cumpridas em cada competição. São classificadas como:

 Ginástica
Artística
 Ginástica
Rítmica
 Ginástica
Aeróbica
   
 Ginástica
de
Trampolim
 Ginástica
Acrobática
  

Já as ginásticas não competitivas têm como objetivo não as competições, mas a saúde, o bem-estar e também o conhecimento do corpo e suas possibilidades de movimentos. Trabalhar com a inclusão e diversidade. Suas atividades buscam sempre o prazer de seus praticantes. Ela é conhecida como Ginástica Geral ou Ginástica Para Todos. E é sobre esta ginástica que vamos conhecer hoje.

POR DENTRO DA GINÁSTICA GERAL
Ao contrário das demais manifestações ginásticas competitivas, regradas e claramente delimitada por seus códigos, na GG a liberdade é uma característica marcante, que a permeia, em diferentes aspectos: no uso ou não de aparelhos, na faixa etária e no número de seus participantes, nas vestimentas utilizadas, no estilo musical, etc. Tamanha “liberdade” dificulta a sua definição e conceituação.
Uma das principais características que diferem a ginástica geral das demais modalidades gímnicas de competição, é a amplitude de possibilidades que ela tem e que não limita a participação, seja por idade, sexo ou condição física do praticante. A metodologia de trabalho é adequada ao grupo, de acordo com suas individualidades, possibilitando uma forma adaptada dos movimentos gímnicos, favorecendo, assim, uma maior participação. Além disso, outros elementos podem ser privilegiados na composição coreográfica, tais como a utilização de material alternativo e adaptado

   

A GINÁSTICA GERAL PODE SER CONCEITUADA DE 3 FORMAS, VEJA ABAIXO:
De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica a “Ginástica Geral” é uma Modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, valendo-se de diversos tipos de manifestações, tais como dança, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando o bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto as possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto a utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Ela é classificada como uma Atividade, uma vez que, compreende a esfera da ginástica orientada para o lazer e engloba programas de atividades no campo da ginástica (com ou sem aparelhos), dança e jogos, conforme as preferências nacionais e culturais. Eventos e competições também podem fazer parte da GG [...] ela é em primeiro lugar uma atividade dentro de um contexto de entusiasmo e de jogo, e a participação é, sobretudo, determinada pelo prazer de praticar.
Ela é classificada também como uma manifestação da cultura corporal, pois, reúne as diferentes interpretações da ginástica (natural, construída, artística, rítmica, aeróbica, acrobática etc.) integrando‑as com outras formas de expressão corporal (dança, folclore, jogos, teatro, mímica etc.), de forma livre e criativa, de acordo com a característica do grupo social e contribuindo para o aumento da interação social entre os participantes.
BASEADO NESTAS INFORMAÇÕES, CONSEGUIMOS PERCEBER A FORMA COMO A GINÁSTICA GERAL DEVE SER TRABALHADA, VEJA ABAIXO SEUS FUNDAMENTOS:

NA AULA VAMOS CONHECER O PRIMEIRO TÓPICO: A BASE É NA GINÁSTICA
Aqui, vamos ter uma visão sobre os movimentos que fazem parte de seu trabalho. É importante entender que a Ginástica Geral vai possibilitar uma vivência de todos os movimentos que fazem parte das ginásticas de competição, das danças, das artes circenses dentre outros. Contudo, o que devemos valorizar sempre são os movimentos ginásticos que são conhecidos pelo nome de: Movimentos Gímnicos. O grande diferencial que a GG possibilita na execução deste movimento, é a sua adaptação para quem estará vivenciando. E cada prática, o corpo vai ganhando mais elasticidade, mais coragem e novas aprendizagens motoras. Frente a isso, todo produto final da Ginástica Geral é elaboração de uma coreografia, onde o aluno explora as variedades de movimentos corporais trabalhando elementos expressivos e dança. Muito legal. 
Para hoje, vamos conhecer alguns movimentos que fazem para dos Movimentos Gímnicos e convido você a experimentar em sua casa, pode ser? Então vamos lá. Os Movimentos Gímnicos podem ser classificados em 4 grupos, a saber:
 
1 - Elementos Acrobáticos
Contempla os seguintes movimentos: grupo de rolamentos, apoio (também conhecido como para de mão), roda (também conhecido como estrelinha)

  
  

  
  


2 - Elementos de Equilíbrio
Contempla os seguintes movimentos: Avião e Bandeira

 Avião Bandeira
  

3 - Elementos de Flexibilidade
Contempla os seguintes movimentos: Ponte, Espargata (conhecida como abertura) e Vela.

 Ponte EspargataEspargata  Ponte
    

4 - Elementos de Ligação
Contempla os seguintes movimentos: Voltas, Pivots e Saltos.

Um ponto interessante é que, existem muitos outros tipos de movimentos dentro da ginástica. Aqui, trouxe apenas um exemplo. Você mesmo pode me apresentar um movimento que não está, certo? O campo de vivência que a ginástica possibilita é imenso e podemos aprender e desenvolver nosso corpo para o cuidado e saúde tanto com movimentos livres como com a utilização de aparelhos e materiais alternativos.

Convido você agora, a assistir estes dois vídeos que vão apresentar novas formas de movimentos da Ginástica Geral com e sem materiais, e que podem ser vivenciados na Escola:
 
Ginástica para Todos - Parte 1
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bPRAPs9rgBQ

Ginástica para Todos - Parte 2
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=mKnWnKgMHy8
 
QUAL A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NA ESCOLA?
A ginástica na escola procura mostrar ao aluno experiências de movimento corporal que auxiliem para o desenvolvimento de uma compreensão crítica em relação ao corpo, as suas relações para com o outro e como se relaciona com o mundo. Os conhecimentos acerca da ginástica, combinados com outros conhecimentos escolares, vai permitir a você aluno, compreender e ter condições de intervir de forma autônoma na realidade onde vive, visando à sua formação integral.

DESAFIO PRÁTICO
Agora é com você. Escolha um movimento de cada Elemento Gímnico e faça na sua casa. Importante: tenha um colchão, toalha tapete para sua segurança na execução. Peça ajuda ao papai, a mamãe ou irmão para te ajudar nos movimentos. Não esqueça de tirar fotos bem legais para me enviar no Whats. Se você conhecer outros movimentos e quiser fazer para me apresentar, será ótimo também.

ATIVIDADE QUEBRA CUCA
1) Cite o nome de um movimento que faça parte dos 4 grupos de Movimentos Gímnicos: Um Acrobático, um de equilíbrio, um de Flexibilidade e um de Ligação.
2) Qual a diferença entre ginástica de competitiva e ginástica não competitiva? Descreva.
3) Quando nós olhamos os conceitos da Ginástica Geral, percebemos que ela te 3 classificações. Após a sua leitura, escreve qual das 3 você mais gostou e explique o porquê.
4) Observe a Cruzadinha abaixo e anote as palavras segundo a numeração delas, tanto as que estão na vertical quanto na horizontal.



NOS VEMOS NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do whatsapp!

Comentários