3º Ano/ Turmas A e B - Aula 17
FONTES SONORAS
DIVERSAS
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3072/esconde-esconde-de-objetos-sonoros
PRIMEIRO MOMENTO, -Vivenciar movimentos corporais.
VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁ!
ATIVIDADE MUSICAL DE PALMAS/ PALMA /PÉ
(BRINCADEIRA MUSICAL) - MARCELO SERRALVA
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ueWjn7541s4
BRINCADEIRA TODO MOVIMENTO
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=FI6Sv4W-at8
BATIDAS REPRESENTADAS PELAS FIGURAS
GEOMÉTRICAS ESCRITA ALTERNATIVA
VAMOS APRENDER!
1.
Quadrado bater na mesa ou peito (corpo)
2. Triangulo bater o Pé
3. Círculo bater palmas
4. Retângulo em silêncio
SEGUNDO MOMENTO!!!
Com as figuras alternativas você irá vivenciar as sequências rítmicas abaixo. Inicia os movimentos bem lento quando memorizar e tiver seguro, aumente a velocidade gradativamente. Observação repita quatro vezes cada sequência.
VOCÊ TAMBÉM PODE
UTILIZAR A VOZ E OBJETOS SONOROS PARA REPRODUZIR SOM, CRIE SUA PRÓPRIA
SONORIDADE
Como
podemos ter o prazer da leitura? Nenhum de nós nasce com o hábito da leitura,
mas como desenvolver? Quais são os passos necessários para que eu consiga
atingir esse objetivo?
Reconhecer que o conhecimento pode mudar a vida de uma pessoa e o por consequência o mundo ao redor dela. Basta pensarmos em objetos que usamos em nossa casa e escola, alguém precisou inventá-los, todavia como essa pessoa adquiriu os conhecimentos necessários para a invenção de algum objeto?
👉 Videoaula: https://vimeo.com/414308346/064e2717e3 (Lição 03; aula 03)👈
👀 As
páginas para essa semana são: 130 a 148.
👀 Livro da família: páginas
32 a 38.
👀 Atividades nas páginas: 131, 133-136, 138-147.
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE ASSISTA
AOS VÍDEOS
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=xvQLv6JynWc
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Ff3gAQ7E4vc
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Zr2nvqUXwrQ
GÊNERO TEXTUAL: CAMPANHA
DE CONSCIENTIZAÇÃO
Campanha de Conscientização: É o conjunto de ações na promoção de apoio a iniciativas de solidariedade e
de promoção à vida. Tem como objetivo promover a vida, despertando a
consciência sobre o cuidado com a saúde do corpo e da “casa comum” que é o
planeta terra.
Fonte: https://faculdadebagozzi.edu.br/pastoral/campanhas-de-conscientizacao/
👉Os textos de campanha de conscientização são textos:
A) Longos. B) Curtos.
👉 Geralmente os textos de campanha de conscientização apresentam:
A) Somente imagens. B) Somente frases. C) Imagens e frases.
👉Os textos de campanha de conscientização possuem uma linguagem:
A)Fácil B) Difícil.
👉Complete as
lacunas do texto com as respostas das questões acima copiando a frase em seu caderno.
O gênero textual campanha de
conscientização é composto de textos _____________________
Geralmene os textos de campanha conscientização apresentam _____________________________ e possuem uma linguagem de _______________________________entendimento.
|
Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/bemviver/2020/03/12/interna_bem_viver,1127949/como-falar-sobre-o-coronavirus-com-as-criancas-professora-lanca-carti.shtml
Observe a imagem e responda
às questões:
A) O que é o Coronavírus?
B) Por que o cartaz diz que
você pode ficar tranquilo?
C) No trecho: “Os adultos que
cuidam de você: vão
mantê-lo seguro”. Observe
que há um espaço para ser preenchido com um nome. Qual o nome que preenche melhor esse
espaço?
D) De acordo com a imagem do cartaz acima, qual é o lugar mais seguro contra o vírus?
MATEMÁTICA
DIVISÃO: RESOLVER POR MEIO DE REGISTRO
PESSOAL OPERAÇÕES DE DIVISÃO COM O SIGNIFICADO DE REPARTIR EM PARTES IGUAIS.
👀A divisão é
a operação matemática em que repartimos os números em partes
iguais.
Na divisão, o dividendo é como se chama o número a ser dividido, enquanto que o divisor é o número que divide e quociente é o resultado da operação.
Veja o
exemplo: 24:6 = 4 – o número 24 é o dividendo, o número 6 é o divisor e 4 é o
quociente.
24
÷6= 4
👀A divisão
é a operação oposta à multiplicação, pois nesta última, nós formamos grupos
com a mesma quantidade de elementos, mas na divisão nós separamos, ou seja,
dividimos em partes iguais.
Resolvendo
problemas
👉Agora
vamos à alguns problemas que envolvem a divisão:
Débora tem 12 lápis para distribuir entre seus 3 filhos. Quantos lápis cada um receberá?
AGORA VAMOS RESPONDER AS ATIVIDADES
DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA “ A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3º ANO” PÁGINAS 184
A 190".
CIÊNCIAS
COMO É O SOLO DA SUA CASA?
Solo: fonte de vida.
O solo serve de abrigo para diversas espécies animais e
micro-organismos, sendo a partir dele que os vegetais se desenvolvem,
fornecendo fonte de energia a toda a cadeia alimentar, garantindo a
sobrevivência de diversas espécies. Resultante do intemperismo de rochas, pode
se apresentar com diversas
características distintas, sendo estas propriedades que interferem em aspectos
como retenção de água, facilidade de deslizamentos, dentre outros.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8
Sobre
a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços
existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que
compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a
permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente.
Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água
e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os
solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que
aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo
em excesso também é prejudicial, aqueles solos em que a água passa muito lentamente
também não são os mais adequados para o plantio. Outros fatores também são
importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.
Para saber mais sobre a
permeabilidade do solo e sobre o experimento:
🎥 Você já pegou um pouco do solo (terra) do quintal da sua casa? Ótimo, então pegue em suas mãos e sinta como ela é. Filme esse momento e diga-nos:
Como é a textura do solo da sua casa?
A terra é fria, está quente?
A terra é arenosa ou é com muitas pedrinhas?
A terra é úmida ou seca?
A terra tem algum odor (cheiro)?
Qual a cor da terra do seu quintal?
GEOGRAFIA
Importância da água
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=2FvRiFQ6owI
Praticamente
todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e
do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de
grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água,
muitos alimentos importantes como frutas e verduras ,
não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível
imaginar o planeta Terra sem a água!
Outro
fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser
formado por 70% de água. A água em nosso organismo tem
dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações
químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do
suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.
Segundo
dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d’água já afeta o Oriente
Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050,
calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso
envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.
Existem
soluções viáveis
As
soluções mais amplas têm que partir dos países desenvolvidos e em
desenvolvimento, isso fica claro através de relatório emitido pela OMS –
Organização Mundial de Saúde que apontam que se estes países fizessem um
investimento adicional de US$ 11, 3 bilhões por ano nesta área resultaria num
benefício de aproximadamente US$ 84 bilhões anualmente. Isso porque pessoas com
acesso a água limpa e saneamento adoecem com menos frequência, além de custarem
menos ao sistema de saúde, têm vida mais produtiva.
Um
banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água!
O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é
justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e
ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;
Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a
torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!
Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular
peças e lavar tudo de uma vez;
Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for
lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;
Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira,
pois o desperdício é maior;
Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não
precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;
Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados,
fazendo apenas “remendos”, esses são fatores que provocam desperdício em longo
prazo.
Se
cada um fizer sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que
muita coisa pode mudar no planeta!
Nosso
país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a
água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a
cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.
Além
disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero
Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2
milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território
brasileiro.
Essa
riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao
controle do desperdício.
Curiosidades
Segundo
a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo
resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de
enfermidades.
AGORA É COM VOCÊ!
O texto trouxe muitas informações importantes para nós a respeito da água. Uma delas fala sobre a falta de consciência no uso pela população.
Agora é sua vez de mostrar que aprendeu a usar a água com consciência e montar um cartaz com pelo menos três ações que podemos ter dentro de casa para preservar a água. Depois de pronto, colar o cartaz na sua casa para que todos de sua família sejam também pessoas que ajudam a proteger nosso planeta e a preservar esse recurso que é tão necessário para todos os seres vivos do planeta terra, a água.
O LUGAR EM QUE
SE VIVE
A ALEGRIA E A
HISTÓRIA DAS BRINCADEIRAS
BRINCADEIRA TÊM
HISTÓRIA PARA CONTAR
Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa,
africana e indígena acabaram difundindo na cultura lúdica brasileira,
consequentemente na cultura cuiabana.
Os primeiros brinquedos e brincadeiras das crianças brasileiras
eram ligados à vida natural, como banhos de rio e passeios no mato. Nessa época
papais e mamães índios faziam para seus filhos brinquedos como arco e flecha,
petecas, bolas e bonecos de barro cozido. Depois, com a colonização do país
pelos portugueses, surgiram pipas de papel, bodoques e dominós.
É no final do século 19 que chegam ao país a bola de
futebol e as regras do jogo que até hoje encantam brasileiros. Surgem a
bicicleta, carrinhos e trens de metal e bonecas de madeira. Mas isso não
impediu as crianças de construírem seus próprios carrinhos de rolimã, cavalos
de pau e bonecas de pano.
As brincadeiras e jogos cuiabano se dá por meio do
conhecimento popular passados por diversas gerações, é cultura do cuiabano repassar
aos filhos os costumes religiosos, festivos, expressos nas Festas de Santos, um
evento esperado pelas crianças e representado posteriormente por elas nas
brincadeiras, imitando os adultos, com a reza, o dançar o cururu e o siriri, e
o ritual que divertia e integrava a todos, nas brincadeiras, meninos e meninas.
👉Agora pense um pouco e responda:
- As brincadeiras podem contar sobre um determinado momento da história da humanidade? Como?
- Existem brincadeiras praticadas por adultos?
- Faça uma
lista de brincadeiras que você conhece, pergunte ao seu pai ou sua mãe,
tia, avó nome das brincadeiras que eles brincavam quando criança.
- Pesquise
sobre as brincadeiras antigas cuiabana. Registre no caderno uma das brincadeiras pesquisadas.
Agora pense e continue registrando no seu caderno.
👪Junto com os pais ou responsáveis escreva :
1) Um jogo ou uma brincadeira da região
Norte
2) Um jogo ou uma brincadeira da região Nordeste
3) Um jogo ou uma brincadeira da região Sul
4) Um jogo ou uma brincadeira da região Sudeste
5) Um jogo ou uma brincadeira da região centre- oeste
👉Pesquise uma dança tradicional da região Centro-Oeste. Escreva o que você descobriu e faça um desenho para ilustrar. Fotografe e envie no grupo de whatsapp da turma.
🎥 Grave um vídeo mostrando uma brincadeira ou
jogo que você mais gosta.
OBA! AS FÉRIAS CHEGARAM. CRIANÇADA, APROVEITE
PARA BRINCAR E SE DIVERTIR. LEMBRE-SE DE FICAR
EM CASA, SE PUDER.
CUIDE-SE E ATÉ NOSSO RETORNO.🙋
Comentários
Postar um comentário