3º Ano/ Turmas A e B - Aula 17

Semana de 06 a 10 de julho

VAMOS LÁ GALERINHA PARA NOSSA ÚLTIMA SEMANA DE AULA ANTES DO RECESSO ESCOLAR

FONTES SONORAS DIVERSAS


Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3072/esconde-esconde-de-objetos-sonoros

 

PRIMEIRO MOMENTO, -Vivenciar movimentos corporais.  

VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁ!

ATIVIDADE MUSICAL DE PALMAS/ PALMA /PÉ

(BRINCADEIRA MUSICAL) - MARCELO SERRALVA

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ueWjn7541s4

 

BRINCADEIRA TODO MOVIMENTO

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=FI6Sv4W-at8

 

BATIDAS REPRESENTADAS PELAS FIGURAS 

GEOMÉTRICAS ESCRITA ALTERNATIVA

VAMOS APRENDER!


1.      Quadrado bater na mesa ou peito (corpo)


2.     Triangulo bater o Pé



 3.      Círculo bater  palmas

4.      Retângulo em silêncio

      

SEGUNDO MOMENTO!!! 

  Com as figuras alternativas você irá vivenciar as sequências rítmicas abaixo. Inicia os movimentos bem lento quando memorizar e tiver seguro, aumente a velocidade gradativamente. Observação repita quatro vezes cada sequência. 













VAMOS LÁ GALERINHA!!!!

VOCÊ TAMBÉM PODE UTILIZAR A VOZ E OBJETOS SONOROS PARA REPRODUZIR SOM, CRIE SUA PRÓPRIA SONORIDADE

Desenvolver o prazer do hábito da leitura.

O que será abordado na aula:

            Como podemos ter o prazer da leitura? Nenhum de nós nasce com o hábito da leitura, mas como desenvolver? Quais são os passos necessários para que eu consiga atingir esse objetivo?

            Reconhecer que o conhecimento pode mudar a vida de uma pessoa e o por consequência o mundo ao redor dela. Basta pensarmos em objetos que usamos em nossa casa e escola, alguém precisou inventá-los, todavia como essa pessoa adquiriu os conhecimentos necessários para a invenção de algum objeto?

 

            👉    Videoaula: https://vimeo.com/414308346/064e2717e3 (Lição 03; aula 03)👈

        👀 As páginas para essa semana são: 130 a 148.

     👀    Livro da família: páginas 32 a 38.

        👀 Atividades nas páginas: 131, 133-136, 138-147.


PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE ASSISTA AOS VÍDEOS


 

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=xvQLv6JynWc


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Ff3gAQ7E4vc



Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Zr2nvqUXwrQ

 

 

GÊNERO TEXTUAL: CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Campanha de Conscientização: É o conjunto de ações na promoção de apoio a iniciativas de solidariedade e de promoção à vida. Tem como objetivo promover a vida, despertando a consciência sobre o cuidado com a saúde do corpo e da “casa comum” que é o planeta terra.

Fonte: https://faculdadebagozzi.edu.br/pastoral/campanhas-de-conscientizacao/


 👉Os textos de campanha de conscientização são textos:

A) Longos.   B) Curtos.

 👉 Geralmente os textos de campanha de conscientização apresentam:

A) Somente imagens.  B) Somente frases.          C) Imagens e frases.

 

👉Os textos de campanha de conscientização possuem uma linguagem:

A)Fácil                        B) Difícil.


👉Complete as lacunas do texto com as respostas das questões acima copiando a frase em seu caderno.

 

O gênero textual campanha de conscientização é composto de textos _____________________


Geralmene os textos de  campanha conscientização apresentam _____________________________ e possuem uma linguagem de _______________________________entendimento.

 

O objetivo dos textos de campanha conscientização é despertar, conscientizar e orientar a população 
para problemas públicos e sociais. 




Observe a imagem e responda às questões:

A)  O que é o Coronavírus?

 

B)   Por que o cartaz diz que você pode ficar tranquilo?

 

C)  No trecho: “Os adultos que cuidam de você: vão mantê-lo seguro”. Observe que há um espaço para ser preenchido com um nome. Qual o nome que preenche melhor esse espaço?

 

D)  De acordo com a imagem do cartaz acima, qual é o lugar mais seguro contra o vírus?


MATEMÁTICA

DIVISÃO: RESOLVER POR MEIO DE REGISTRO PESSOAL OPERAÇÕES DE DIVISÃO COM O SIGNIFICADO DE REPARTIR EM PARTES IGUAIS.

 

👀A divisão é a operação matemática em que repartimos os números em partes iguais.

Na divisão, o dividendo é como se chama o número a ser dividido, enquanto que o divisor é o número que divide e quociente é o resultado da operação. 


Veja o exemplo: 24:6 = 4 – o número 24 é o dividendo, o número 6 é o divisor e 4 é o quociente.

24 ÷6= 4


👀A divisão é a operação oposta à multiplicação, pois nesta última, nós formamos grupos com a mesma quantidade de elementos, mas na divisão nós separamos, ou seja, dividimos em partes iguais.

Resolvendo problemas


👉Agora vamos à alguns problemas que envolvem a divisão:

Débora tem 12 lápis para distribuir entre seus 3 filhos. Quantos lápis cada um receberá?








AGORA VAMOS RESPONDER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA “ A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3º ANO” PÁGINAS 184 A 190".

 

CIÊNCIAS


COMO É O SOLO DA SUA CASA?

Solo: fonte de vida.

O solo serve de abrigo para diversas espécies animais e micro-organismos, sendo a partir dele que os vegetais se desenvolvem, fornecendo fonte de energia a toda a cadeia alimentar, garantindo a sobrevivência de diversas espécies. Resultante do intemperismo de rochas, pode se apresentar com diversas características distintas, sendo estas propriedades que interferem em aspectos como retenção de água, facilidade de deslizamentos, dentre outros.

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ


 permeabilidade do solo 

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZxD30ayc5EE 

Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente. Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo em excesso também é prejudicial, aqueles solos em que a água passa muito lentamente também não são os mais adequados para o plantio. Outros fatores também são importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.


Para saber mais sobre a permeabilidade do solo e sobre o experimento:



 Na sua casa tem filtro de água? Através do filtro de água ou do coador de café verificamos o procedimento similar da permeabilidade.

👉EXPERIMENTANDO

   🎥     Você já pegou um pouco do solo (terra) do quintal da sua casa? Ótimo, então pegue em                      suas mãos e sinta como ela é. Filme esse momento e diga-nos:

 Como é a textura do solo da sua casa?

A terra é fria, está quente? 

A terra é arenosa ou é com muitas pedrinhas?

A terra é úmida ou seca?

A terra tem algum odor (cheiro)? 

Qual a cor da terra do seu quintal?

 

GEOGRAFIA

Importância da água

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=2FvRiFQ6owI 

Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras , não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!

Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água. A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d’água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.

Existem soluções viáveis

As soluções mais amplas têm que partir dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, isso fica claro através de relatório emitido pela OMS – Organização Mundial de Saúde que apontam que se estes países fizessem um investimento adicional de US$ 11, 3 bilhões por ano nesta área resultaria num benefício de aproximadamente US$ 84 bilhões anualmente. Isso porque pessoas com acesso a água limpa e saneamento adoecem com menos frequência, além de custarem menos ao sistema de saúde, têm vida mais produtiva.

Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água!

O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;

 Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!

 Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;

 Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;

 Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior;  

Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;

 Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas “remendos”, esses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.

Se cada um fizer sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que muita coisa pode mudar no planeta!

Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.

Além disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.

Essa riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao controle do desperdício.

Curiosidades

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

AGORA É COM VOCÊ!

O texto trouxe muitas informações importantes para nós a respeito da água. Uma delas fala sobre a falta de consciência no uso pela população.

Agora é sua vez de mostrar que aprendeu a usar a água com consciência e montar um cartaz com pelo menos três ações que podemos ter dentro de casa para preservar a água.  Depois de pronto, colar o cartaz na sua casa para que todos de sua família sejam também pessoas que ajudam a proteger nosso planeta e a preservar esse recurso que é tão necessário para todos os seres vivos do planeta terra, a água. 

HISTÓRIA

O LUGAR EM QUE SE VIVE

 

A ALEGRIA E A HISTÓRIA DAS BRINCADEIRAS

BRINCADEIRA TÊM HISTÓRIA PARA CONTAR 


Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, africana e indígena acabaram difundindo na cultura lúdica brasileira, consequentemente na cultura cuiabana.

Os primeiros brinquedos e brincadeiras das crianças brasileiras eram ligados à vida natural, como banhos de rio e passeios no mato. Nessa época papais e mamães índios faziam para seus filhos brinquedos como arco e flecha, petecas, bolas e bonecos de barro cozido. Depois, com a colonização do país pelos portugueses, surgiram pipas de papel, bodoques e dominós.

É no final do século 19 que chegam ao país a bola de futebol e as regras do jogo que até hoje encantam brasileiros. Surgem a bicicleta, carrinhos e trens de metal e bonecas de madeira. Mas isso não impediu as crianças de construírem seus próprios carrinhos de rolimã, cavalos de pau e bonecas de pano.

As brincadeiras e jogos cuiabano se dá por meio do conhecimento popular passados por diversas gerações, é cultura do cuiabano repassar aos filhos os costumes religiosos, festivos, expressos nas Festas de Santos, um evento esperado pelas crianças e representado posteriormente por elas nas brincadeiras, imitando os adultos, com a reza, o dançar o cururu e o siriri, e o ritual que divertia e integrava a todos, nas brincadeiras, meninos e meninas.

👉Agora pense um pouco e responda:


 

  •      As brincadeiras podem contar sobre um determinado momento da história da humanidade? Como?

  •      Existem brincadeiras praticadas por adultos?
  •       Faça uma lista de brincadeiras que você conhece, pergunte ao seu pai ou sua mãe, tia, avó nome das brincadeiras que eles brincavam quando criança.

  •       Pesquise sobre as brincadeiras antigas cuiabana. Registre no caderno uma das brincadeiras pesquisadas.

Agora pense e continue registrando no seu caderno.
Se as brincadeiras não são iguais, porque você pensa que as brincadeiras mudam de cidade para cidade, região para região, de país para país? Escreva sua ideia no seu caderno.

👪Junto com os pais ou responsáveis escreva :

1) Um jogo ou uma brincadeira da região Norte 

 

2) Um jogo ou uma brincadeira da região Nordeste

 

3) Um jogo ou uma brincadeira da região Sul

 

4) Um jogo ou uma brincadeira da região Sudeste

 

5) Um jogo ou uma brincadeira da região centre- oeste


👉Pesquise uma dança tradicional da região Centro-Oeste. Escreva o que você descobriu e faça um desenho para ilustrar. Fotografe e envie no grupo de whatsapp da turma.

 

🎥 Grave um vídeo mostrando uma brincadeira ou jogo que você mais gosta.



OBA! AS FÉRIAS CHEGARAM. CRIANÇADA, APROVEITE 

PARA BRINCAR E SE DIVERTIR. LEMBRE-SE DE FICAR 

EM CASA, SE PUDER.

 CUIDE-SE E ATÉ NOSSO RETORNO.🙋



Comentários